Há muitas maneiras de se trabalhar os conteúdos programáticos em sala de aula, uma delas é unir a pesquisa ao interesse, a criatividade do próprio aluno para promover, de fato, o envolvimento desse e, consequentemente, a compreensão do aprendizado. Este trabalho objetiva, portanto, mostrar a relevância do jogo como recurso pedagógico, visto que esse desempenha um papel vital na aprendizagem que resulta numa nova dinâmica de ação, possibilitando um aprendizado significativo. Com isso, o aluno deixa de ser um simples aprendiz para tornar-se um construtor do saber, privilegiando a criatividade, imaginação, por sua própria ligação com os fundamentos do prazer. Este trabalho surgiu no IFSertão- Campus Salgueiro, envolvendo os alunos do Médio Integrado para verificar a necessidade de integração dos conhecimentos linguísticos nas disciplinas de língua portuguesa e de língua inglesa de maneira lúdica, de modo a despertar o interesse dos alunos pela aprendizagem de línguas, promover autonomia e reflexão acerca do processo de aprendizagem e avaliação.Conforme Fin (2006) a palavra jogo vem do latim jocu, que significa “gracejo”, pois além do divertimento, o jogo envolve competição entre os participantes, bem como regras que devem ser observadas por eles. Na Educação, a palavra jogo é sinônima de estímulo ao crescimento cognitivo do aluno. Assim sendo, o trabalho foi desenvolvido e testado nas aulas, tendo os professores como colaboradores no planejamento didático. Hoje, estes são percebidos como dinamizadores e subsídios de grande relevância, para as aulas práticas e momentos de ócio produtivo na Instituição, buscando a construção/atualização do capital humano. Na visão do psicólogo suíço Jean Piaget apud Juy( 2004), os jogos são concebidos não apenas como uma forma de dinamismo ou entretenimento para gastar energias das pessoas, mas instrumentos que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual. Apesar dos percalços Aprendizagem dos alunos. Jogos Linguísticos encontrados, os resultados, de modo geral, foram bastante positivos. Obtivemos participação efetiva e eficiente dos alunos, benefícios cognitivos e afetivos atingidos, uma mudança na perspectiva gramatical dos alunos, na dinâmica das aulas e uma reflexão acerca de como se avaliar e um maior interesse nas disciplinas.Por conseguinte, na vida escolar, os jogos promoverão um caminho em que a teoria e a prática estejam unidas a fim de que o professor crie novas condutas educacionais das atividades que deseja desenvolver para o processo do ensino-aprendizagem.