O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: DISCUSSÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE PARA A FORMAÇÃO CIDADÃPatrícia Diógenes de Melo¹, Simone Cabral M. dos Santos (Orientadora)¹patricia_diogenes05@hotmail.comO ensino médio é a etapa final da educação básica, garantindo a preparação básica para o trabalho e a cidadania. A disciplina de Sociologia passou por inúmeras alterações nas matrizes curriculares tornado-se obrigatória nos três anos do ensino médio desde 2008. A pesquisa discute o ensino de Sociologia no ensino médio, abordando a interdisciplinaridade. O trabalho é uma revisão de literatura no contexto da disciplina Ensino de Ciências Sociais na Educação Básica do Curso de Mestrado em Ensino, do PPGE/UERN – Pau dos Ferros. Para a formação cidadã, o currículo do ensino médio apresenta a Sociologia, através dela, o aluno aprende a investigar e a explicar os fatos que o rodeiam, adotando atitude crítica frente à complexidade do mundo. Para tanto, percebe-se o quanto a interdisciplinaridade auxilia na aprendizagem, para Yared (2008, p. 161) “Interdisciplinar é toda interação existente entre duas ou mais disciplinas no âmbito do conhecimento, dos métodos e da aprendizagem”. O ensino de Sociologia no ensino médio deve aliar-se à prática interdisciplinar para que os alunos compreendam, enfrentem e solucionem problemas com os quais se deparem, participando do convívio social e adquirindo postura como cidadãos.PALAVRAS-CHAVE: Ensino médio. Interdisciplinaridade. Sociologia.