Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

A PERCEPÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR A PARTIR DAS VIVÊNCIAS COM A PESQUISA.

Palavra-chaves: PRÁTICA PEDAGÓGICA., FORMAÇÃO., PESQUISA. Comunicação Oral (CO) Contatos com a docência: um diálogo entre PIBID, extensões e monitorias.
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8087
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 406
    "inscrito_id" => 981
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR A PARTIR DAS VIVÊNCIAS COM A PESQUISA."
    "resumo" => "Relacionar os saberes adquiridos nos cursos de licenciatura com a prática pedagógica é um dos maiores desafios do aluno em formação inicial, medos e incertezas permeiam o processo formativo. As instituições formativas, mesmo destacando a precípua tarefa de formar para o ensino, pesquisa e extensão, têm priorizado mais o ensinar. O ensinar a atuar na escola ganha prestígio, de maneira que “o como fazer” torna-se o elemento primordial, ainda na formação inicial. Para um pensar mais consciente e reflexivo sobre a prática pedagógica, essas três dimensões precisam estar dialogando constantemente nos cursos de licenciatura. Nesse sentido fomos impulsionados a refletir sobre a prática pedagógica, a partir dos olhares dos vivenciam a pesquisa ainda em sua formação inicial. Para tanto, objetivamos compreender a percepção de prática pedagógica dos alunos que estão envolvidos em projetos de pesquisa institucionalizados e em Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) e que estão vinculados ao Curso de Educação Física do CAMEAM/UERN. Vislumbramos também identificar qual o papel da pesquisa na formação de sua prática pedagógica. Nesta pesquisa, de abordagem qualitativa, foi utilizado um questionário com perguntas abertas com quatro alunos que vivenciam a iniciação cientifica. A partir da análise, pode-se perceber que eles relacionam a prática pedagógica a procedimentos didáticos, uma vez que atribuem uma visão de como o professor deve agir em sala de aula e como esse deve repassar o conteúdo, apresentado a prática pedagógica como um método de repasse de conteúdos. Diante do analisado, ficaram perceptíveis esforços que buscam um olhar mais criterioso sobre a prática pedagógica, que transcenda a reprodução de uma educação tradicional, mas que não deixa de ser uma visão embrionária sobre a prática pedagógica. Somente quando instigados a falar da relação entre a pesquisa e o ensino é ressaltam significativa importância, enquanto contributo para ação pedagógica, o que demonstra a presença ainda forte da dicotomia existente entre ensino e pesquisa. O pensar a prática pedagógica ainda está atrelado a uma visão um pouco mecanicista e instrumental, comumente presente na realidade educacional. Todavia, ao ponderarem sobre a pesquisa, entram noutra realidade, em que há uma associação intrínseca entre o fazer, o refletir e refazer, aspectos essenciais na prática pedagógica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Contatos com a docência: um diálogo entre PIBID, extensões e monitorias."
    "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA., FORMAÇÃO., PESQUISA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_16_15_21_idinscrito_981_3e877877ed9bccac1b834d7657737b60.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSIANE AIRES QUEIROZ DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "ROSIANE ANDRADE"
    "autor_email" => "roseaneaires_12@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8087
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 406
    "inscrito_id" => 981
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR A PARTIR DAS VIVÊNCIAS COM A PESQUISA."
    "resumo" => "Relacionar os saberes adquiridos nos cursos de licenciatura com a prática pedagógica é um dos maiores desafios do aluno em formação inicial, medos e incertezas permeiam o processo formativo. As instituições formativas, mesmo destacando a precípua tarefa de formar para o ensino, pesquisa e extensão, têm priorizado mais o ensinar. O ensinar a atuar na escola ganha prestígio, de maneira que “o como fazer” torna-se o elemento primordial, ainda na formação inicial. Para um pensar mais consciente e reflexivo sobre a prática pedagógica, essas três dimensões precisam estar dialogando constantemente nos cursos de licenciatura. Nesse sentido fomos impulsionados a refletir sobre a prática pedagógica, a partir dos olhares dos vivenciam a pesquisa ainda em sua formação inicial. Para tanto, objetivamos compreender a percepção de prática pedagógica dos alunos que estão envolvidos em projetos de pesquisa institucionalizados e em Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) e que estão vinculados ao Curso de Educação Física do CAMEAM/UERN. Vislumbramos também identificar qual o papel da pesquisa na formação de sua prática pedagógica. Nesta pesquisa, de abordagem qualitativa, foi utilizado um questionário com perguntas abertas com quatro alunos que vivenciam a iniciação cientifica. A partir da análise, pode-se perceber que eles relacionam a prática pedagógica a procedimentos didáticos, uma vez que atribuem uma visão de como o professor deve agir em sala de aula e como esse deve repassar o conteúdo, apresentado a prática pedagógica como um método de repasse de conteúdos. Diante do analisado, ficaram perceptíveis esforços que buscam um olhar mais criterioso sobre a prática pedagógica, que transcenda a reprodução de uma educação tradicional, mas que não deixa de ser uma visão embrionária sobre a prática pedagógica. Somente quando instigados a falar da relação entre a pesquisa e o ensino é ressaltam significativa importância, enquanto contributo para ação pedagógica, o que demonstra a presença ainda forte da dicotomia existente entre ensino e pesquisa. O pensar a prática pedagógica ainda está atrelado a uma visão um pouco mecanicista e instrumental, comumente presente na realidade educacional. Todavia, ao ponderarem sobre a pesquisa, entram noutra realidade, em que há uma associação intrínseca entre o fazer, o refletir e refazer, aspectos essenciais na prática pedagógica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Contatos com a docência: um diálogo entre PIBID, extensões e monitorias."
    "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA., FORMAÇÃO., PESQUISA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_16_15_21_idinscrito_981_3e877877ed9bccac1b834d7657737b60.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSIANE AIRES QUEIROZ DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "ROSIANE ANDRADE"
    "autor_email" => "roseaneaires_12@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

Relacionar os saberes adquiridos nos cursos de licenciatura com a prática pedagógica é um dos maiores desafios do aluno em formação inicial, medos e incertezas permeiam o processo formativo. As instituições formativas, mesmo destacando a precípua tarefa de formar para o ensino, pesquisa e extensão, têm priorizado mais o ensinar. O ensinar a atuar na escola ganha prestígio, de maneira que “o como fazer” torna-se o elemento primordial, ainda na formação inicial. Para um pensar mais consciente e reflexivo sobre a prática pedagógica, essas três dimensões precisam estar dialogando constantemente nos cursos de licenciatura. Nesse sentido fomos impulsionados a refletir sobre a prática pedagógica, a partir dos olhares dos vivenciam a pesquisa ainda em sua formação inicial. Para tanto, objetivamos compreender a percepção de prática pedagógica dos alunos que estão envolvidos em projetos de pesquisa institucionalizados e em Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) e que estão vinculados ao Curso de Educação Física do CAMEAM/UERN. Vislumbramos também identificar qual o papel da pesquisa na formação de sua prática pedagógica. Nesta pesquisa, de abordagem qualitativa, foi utilizado um questionário com perguntas abertas com quatro alunos que vivenciam a iniciação cientifica. A partir da análise, pode-se perceber que eles relacionam a prática pedagógica a procedimentos didáticos, uma vez que atribuem uma visão de como o professor deve agir em sala de aula e como esse deve repassar o conteúdo, apresentado a prática pedagógica como um método de repasse de conteúdos. Diante do analisado, ficaram perceptíveis esforços que buscam um olhar mais criterioso sobre a prática pedagógica, que transcenda a reprodução de uma educação tradicional, mas que não deixa de ser uma visão embrionária sobre a prática pedagógica. Somente quando instigados a falar da relação entre a pesquisa e o ensino é ressaltam significativa importância, enquanto contributo para ação pedagógica, o que demonstra a presença ainda forte da dicotomia existente entre ensino e pesquisa. O pensar a prática pedagógica ainda está atrelado a uma visão um pouco mecanicista e instrumental, comumente presente na realidade educacional. Todavia, ao ponderarem sobre a pesquisa, entram noutra realidade, em que há uma associação intrínseca entre o fazer, o refletir e refazer, aspectos essenciais na prática pedagógica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.