Relacionar os saberes adquiridos nos cursos de licenciatura com a prática pedagógica é um dos maiores desafios do aluno em formação inicial, medos e incertezas permeiam o processo formativo. As instituições formativas, mesmo destacando a precípua tarefa de formar para o ensino, pesquisa e extensão, têm priorizado mais o ensinar. O ensinar a atuar na escola ganha prestígio, de maneira que “o como fazer” torna-se o elemento primordial, ainda na formação inicial. Para um pensar mais consciente e reflexivo sobre a prática pedagógica, essas três dimensões precisam estar dialogando constantemente nos cursos de licenciatura. Nesse sentido fomos impulsionados a refletir sobre a prática pedagógica, a partir dos olhares dos vivenciam a pesquisa ainda em sua formação inicial. Para tanto, objetivamos compreender a percepção de prática pedagógica dos alunos que estão envolvidos em projetos de pesquisa institucionalizados e em Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) e que estão vinculados ao Curso de Educação Física do CAMEAM/UERN. Vislumbramos também identificar qual o papel da pesquisa na formação de sua prática pedagógica. Nesta pesquisa, de abordagem qualitativa, foi utilizado um questionário com perguntas abertas com quatro alunos que vivenciam a iniciação cientifica. A partir da análise, pode-se perceber que eles relacionam a prática pedagógica a procedimentos didáticos, uma vez que atribuem uma visão de como o professor deve agir em sala de aula e como esse deve repassar o conteúdo, apresentado a prática pedagógica como um método de repasse de conteúdos. Diante do analisado, ficaram perceptíveis esforços que buscam um olhar mais criterioso sobre a prática pedagógica, que transcenda a reprodução de uma educação tradicional, mas que não deixa de ser uma visão embrionária sobre a prática pedagógica. Somente quando instigados a falar da relação entre a pesquisa e o ensino é ressaltam significativa importância, enquanto contributo para ação pedagógica, o que demonstra a presença ainda forte da dicotomia existente entre ensino e pesquisa. O pensar a prática pedagógica ainda está atrelado a uma visão um pouco mecanicista e instrumental, comumente presente na realidade educacional. Todavia, ao ponderarem sobre a pesquisa, entram noutra realidade, em que há uma associação intrínseca entre o fazer, o refletir e refazer, aspectos essenciais na prática pedagógica.