Este trabalho tem como objetivo relatar experiências vivenciadas pelos bolsistas do PIBID/UERN (Programa Institucional de Iniciação a Docência), mais especificamente com o Projeto “O teatro na escola: contribuições docentes do PIBID”, que tem suas atividades desenvolvidas na Escola Estadual Professora “Maria Edilma de Freitas”. Nosso principal foco de trabalho é a leitura e releitura inserida nas artes, pois sabemos que esse contato com as artes, por exemplo, teatro, dança, música e literatura, propicia um conhecimento humano sensível-cognitivo, tanto estético como comunicacional e que essa experiência é exercício para a cidadania e a ética construtora das identidades artísticas dos jovens, permitindo-lhes analisar, refletir, respeitar e preservar as diversas manifestações artísticas em suas múltiplas funções. Baseados nos estudos de Araújo (2009) Cobra (2013) PCN (1999) PCN (2000) tentamos fomentar o gosto pela leitura, principalmente a literária, pois ela proporciona uma maior reflexão da sociedade. Dentre as atividades, trabalhamos a expressão artística por meio do teatro, dança, música, literatura, onde envolvemos os alunos em jogos que possibilitou discussões acerca das obras literárias que foram estudadas na sala de aula e depois dramatizadas. Os resultados mostram que o trabalho com a leitura/releitura inserida nas artes, abordando diferentes linguagens artísticas, desperta nos alunos o interesse e o gosto pelo ato de ler, atuar, dançar e produzir o espetáculo, propiciando a ampliação de conhecimentos estéticos e culturais.