Este artigo tem o propósito de discutir as aulas de Língua Portuguesa ministradas durante o Estágio Supervisionado, do Curso de Pedagogia do CAMEAM/UERN, enfocando o desenvolvimento do processo de leitura e escrita, que atualmente tem sido um dos maiores desafios encontrados nas escolas. Esse debate se constitui importante para a análise do ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, mostrando situações reais e tentativas de melhorias na qualidade das aulas ministradas. Para embasar as discussões teóricas, nos amparamos nos estudos dos PCNS Língua Portuguesa (1997); Libâneo (1994); Vygotsky (2005); Freire (1996); Fontana e Cruz (1997); Villardi (1999), Solé (1998) e Cavalcanti (2002). Neste trabalho apontamos a necessidade de se refletir acerca da prática docente do ensino de Língua Portuguesa, abordando questões que precisam ser desveladas e analisadas, para a melhoria da qualidade do ensino oferecido, especialmente no tocante à leitura e escrita.