Este trabalho propõe-se a estudar o Programa Mais Educação, institucionalizado pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC, visando a entender sua funcionalidade no ambiente escolar, identificando suas proximidades e distanciamentos em relação à perspectiva da Educação Integral, desafio histórico da Educação Pública no Brasil. Adotou-se a pesquisa do tipo qualitativa, em cujo processo se desenvolveram estudos bibliográficos e documentais, além da observação in loco e a aplicação de instrumentais de construção de dados, como questionários semiabertos com representações dos segmentos escolares de duas escolas públicas estaduais de Pau dos Ferros – RN. Os contextos da investigação apontaram que o Programa Mais Educação tem contribuído com a melhoria das aprendizagens nas escolas investigadas e contempla ações que acenam uma perspectiva multi e intercultural, principalmente na escola em que sua implementação ocorre há mais tempo. Constatou-se, também que, embora esses avanços existam, há, ainda, um distanciamento/desarticulação entre as ações do Programa e o Projeto Político-pedagógico das escolas e suas ações gerais, na cotidianidade, com vistas à superação de déficits nos processos de ensino-aprendizagem e na gestão de problemáticas, como evasão e repetência escolar e seu foco inclusivo.