Este trabalho se insere no campo das discussões das relações étnico-raciais e da formação docente e tem como objetivo realizar estudo acerca da produção de pesquisas no Brasil sobre a presença do (a) negro (as) no magistério. O estudo da produção sobre a presença do negro no magistério é de fundamental importância para a construção do conhecimento na área, no sentido de mapear o que vem sendo produzido, de forma a caracterizar como essas temáticas são abordadas nesses estudos. O percurso metodológico desta pesquisa envolveu revisão bibliográfica da literatura pertinente e levantamento no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de trabalhos que tratam da temática “relações étnico-raciais e a presença do negro no magistério”. O levantamento dessa produção de pesquisa ocorreu em um primeiro momento pela listagem das teses e dissertações nos últimos oito anos (2004-2012), num segundo momento pela leitura dos resumos, os quais foram posteriormente sistematizados/tabulados de acordo com os seguintes temas: relações étnico-raciais e formação docente; professores negros e educação; trajetórias de professores negros. A análise dessa produção deu-se por meio dos aportes teórico-metodológicos estudados nas referências. Os resultados dessa pesquisa apontaram que, embora tenha havido um crescimento das pesquisas no campo das relações étnico-raciais e educação de um modo geral, o lugar que a questão racial como central para problematizar, por exemplo, a formação docente e profissional para o trato das questões raciais no cotidiano escolar, ainda merecem ser bastante explorada. O mapa traçado até aqui, aponta também que esse desenvolvimento das pesquisas não tem se dado de forma continua e nem permanente, pois o quadro demonstra que tem havido avanços e recuos no quantitativo dessa produção científica.