O artigo discute a presença do multiculturalismo na escola e a realização de práticas educativas democráticas a partir do trabalho realizado pelo gestor escolar. O multiculturalismo é uma discussão que vem ganhando espaço nas atividades escolares, principalmente nas que dizem respeito às relações humanas e a valorização da identidade de cada um dos sujeitos envolvidos no ambiente educativo. No que concerne à realização de práticas que favoreçam a melhoria da qualidade do trabalho com atividades multiculturais é necessário que a escola esteja pautada nos princípios democráticos de coletividade e igualdade, destacando o papel do gestor educacional para a efetivação dessas práticas. Para estes apontamentos tomaram-se como base os estudos dos teóricos: Araújo (2007), Candau (2002), Hora (2006), Libâneo (2003), Medeiros (2012), Santos (2007), Torres (2001), Touraine (1997). Autores que discutem sobre o multiculturalismo, a democracia e a função do gestor escolar. Para atingir o objetivo de conhecer a importância do gestor diante ao multiculturalismo, realizou-se uma pesquisa de campo, através de um questionário semi-estruturado com a gestora de uma escola publica da rede estadual de ensino, localizada no município de Pau dos Ferros/RN, onde se constatou que o trabalho multicultural nas escolas ainda acontece em passos lentos, e a escola por sua vez necessita passar por mudanças administrativas e pedagógicas para conseguir oferecer uma educação multicultural com qualidade.