RESUMOO presente trabalho de pesquisa é resultado de indagações a respeito dos modelos avaliativos que dão suporte aos professores da escola Arão Teodomiro de Sousa. Levamos em consideração sua ação educativa no que diz respeito a avaliação escolar , partindo do pressuposto de que em nossas escolas , ainda prevalece o sistema de avaliação somativa. Realizamos uma pesquisa de campo, de natureza descritiva na qual os dados foram analisados quantitativamente levando em consideração as seguintes categorias de análise sobre avaliação: compreensão, objetivos, procedimentos e as dificuldades enfrentadas no processo. Objetivamos analisar concepções de avaliação que embasam a prática docente dos referidos professores. Para responder a estas questões o presente estudo reúne as contribuições de autores que se situam na abordagem critica no que se refere a avaliação defendendo-a como instrumento de promoção para aprendizagem. A avaliação realmente é um modo indispensável para a aprendizagem e todo procedimento de avaliação deveria levar a aprendizagem. Ao avaliar, olha-se para traz, por isso a avaliação não pode ser limitada a fase final da pratica pedagógica.Palavras-chaves: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; PROFESSOR; ALUNO.