INCENTIVO A LEITURA E ESCRITA ATRAVÉS DOS GÊNEROS TEXTUAIS: UMA EXPERIÊNCIA RELEVANTE NO PIBID
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8174 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 342 "inscrito_id" => 163 "titulo" => "INCENTIVO A LEITURA E ESCRITA ATRAVÉS DOS GÊNEROS TEXTUAIS: UMA EXPERIÊNCIA RELEVANTE NO PIBID" "resumo" => "RESUMO: A leitura e a escrita são primordiais para o aprendizado do aluno e para o desenvolvimento da sua capacidade crítica e reflexiva. Partindo do pressuposto de que através da leitura conseguimos ler o mundo em que vivemos compreendemos e nos entendemos como pessoas, logo a qualidade de vida do cidadão na sociedade atual depende do domínio de sua competência linguística. O presente artigo tem como objetivo apresentar resultados de um projeto de leitura realizado com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes-Patu\RN, com base na obra literária de Eva Furnari, “Operação Risoto”. Trata-se de uma análise, resultado de uma experiência vivenciada através da participação no Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). O desenvolvimento desse projeto surgiu mediante a necessidade de incentivar a prática da leitura e escrita nesses alunos. Escolheu-se essa obra por se tratar de uma história bem humorada e com muitos mistérios, o que faz os leitores se interessarem por ela. A autora conta essa história utilizando-se da linguagem verbal e não verbal, e tudo isso através dos mais variados gêneros textuais. Com a aplicação do projeto concluiu-se que se incentivarmos estes alunos a ler, através da utilização de procedimentos didáticos-pedagógicos elaborados com base no lúdico e na interatividade, despertaremos o interesse pela leitura, aflorando nesses alunos um desenvolvimento de senso mais crítico e participativo, podendo através disso atribuir sentido ao que lê. Desenvolvendo, também a partir da leitura constante de diferentes gêneros textuais, a habilidade da escrita, passando assim a escrever com mais domínio e confiança. Portanto, o docente tem que incentivar a prática de leitura e escrita de diferentes gêneros presentes em seu cotidiano, para que esses alunos possam ser mais atuantes na sociedade, só assim eles conseguirão dialogar e escrever criticamente sobre o que lê ou ver." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Práticas formativas no PIBID: relatos de experiências na docência" "palavra_chave" => "LEITURA E ESCRITA, GÊNEROS TEXTUAIS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_29_09_2014_21_21_40_idinscrito_163_deff465ccaee2545af49219c2d57ac2b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUAN ALVES MONTEIRO CARLOS" "autor_nome_curto" => "LUAN MONTEIRO" "autor_email" => "luan_alvesmonteiro@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8174 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 342 "inscrito_id" => 163 "titulo" => "INCENTIVO A LEITURA E ESCRITA ATRAVÉS DOS GÊNEROS TEXTUAIS: UMA EXPERIÊNCIA RELEVANTE NO PIBID" "resumo" => "RESUMO: A leitura e a escrita são primordiais para o aprendizado do aluno e para o desenvolvimento da sua capacidade crítica e reflexiva. Partindo do pressuposto de que através da leitura conseguimos ler o mundo em que vivemos compreendemos e nos entendemos como pessoas, logo a qualidade de vida do cidadão na sociedade atual depende do domínio de sua competência linguística. O presente artigo tem como objetivo apresentar resultados de um projeto de leitura realizado com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes-Patu\RN, com base na obra literária de Eva Furnari, “Operação Risoto”. Trata-se de uma análise, resultado de uma experiência vivenciada através da participação no Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). O desenvolvimento desse projeto surgiu mediante a necessidade de incentivar a prática da leitura e escrita nesses alunos. Escolheu-se essa obra por se tratar de uma história bem humorada e com muitos mistérios, o que faz os leitores se interessarem por ela. A autora conta essa história utilizando-se da linguagem verbal e não verbal, e tudo isso através dos mais variados gêneros textuais. Com a aplicação do projeto concluiu-se que se incentivarmos estes alunos a ler, através da utilização de procedimentos didáticos-pedagógicos elaborados com base no lúdico e na interatividade, despertaremos o interesse pela leitura, aflorando nesses alunos um desenvolvimento de senso mais crítico e participativo, podendo através disso atribuir sentido ao que lê. Desenvolvendo, também a partir da leitura constante de diferentes gêneros textuais, a habilidade da escrita, passando assim a escrever com mais domínio e confiança. Portanto, o docente tem que incentivar a prática de leitura e escrita de diferentes gêneros presentes em seu cotidiano, para que esses alunos possam ser mais atuantes na sociedade, só assim eles conseguirão dialogar e escrever criticamente sobre o que lê ou ver." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Práticas formativas no PIBID: relatos de experiências na docência" "palavra_chave" => "LEITURA E ESCRITA, GÊNEROS TEXTUAIS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_29_09_2014_21_21_40_idinscrito_163_deff465ccaee2545af49219c2d57ac2b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUAN ALVES MONTEIRO CARLOS" "autor_nome_curto" => "LUAN MONTEIRO" "autor_email" => "luan_alvesmonteiro@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }