FORMAÇÃO DOCENTE NO PIBID: REFLETINDO SOBRE AS EXPERÊNCIAS
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8166 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 360 "inscrito_id" => 104 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE NO PIBID: REFLETINDO SOBRE AS EXPERÊNCIAS" "resumo" => "Discutir as relações entre universidade e escola pública no processo de formação docente é a temática central deste trabalho. Assim, enfoca-se as contribuições dessa parceria para a (re)constituição dos processos interativos que nelas se constroem. Para a compreensão do que se propôs, fundamentou-se a análise à luz dos estudos de Gauthier (2006), Tardif (2003), Tardif e Lessard (2012), Kleiman (2008), entre outros, na perspectiva de compreender três aspectos inerentes ao processo de formação de professores, nesse contexto: a importância do PIBID como programa formativo, as dificuldades enfrentadas pelos sujeitos, no desenvolvimento das ações planejadas e as mudanças constatadas, ao longo do processo. Destacou-se as ações do PIBID como contexto investigativo que direcionou essa reflexão, enfatizando a sua importância ao possibilitar ao graduando vivenciar o espaço da escola, em todas as suas dimensões, ainda no período de sua formação inicial, como também ao professor da escola parceira que tem a oportunidade de dinamizar o seu processo de formação continuada, de forma contextualizada e devidamente orientada. A análise revelou as mudanças por que passaram esses sujeitos, ao longo do período de inserção nas atividades do Programa, podendo-se destacar o aprimoramento do senso crítico em relação aos problemas escolares, decorrente da prática reflexiva que permeia as ações, o qual resulta dos processos dialógicos inerentes ao contexto da sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Práticas formativas no PIBID: relatos de experiências na docência" "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO, DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_07_51_33_idinscrito_104_950deaa4a0f2e7accb465d0d1f2fe2e4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA SUELI DA SILVA GOMES TEMÓTEO" "autor_nome_curto" => "SUELI G TEMÓTEO" "autor_email" => "suelisilva.17@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8166 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 360 "inscrito_id" => 104 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE NO PIBID: REFLETINDO SOBRE AS EXPERÊNCIAS" "resumo" => "Discutir as relações entre universidade e escola pública no processo de formação docente é a temática central deste trabalho. Assim, enfoca-se as contribuições dessa parceria para a (re)constituição dos processos interativos que nelas se constroem. Para a compreensão do que se propôs, fundamentou-se a análise à luz dos estudos de Gauthier (2006), Tardif (2003), Tardif e Lessard (2012), Kleiman (2008), entre outros, na perspectiva de compreender três aspectos inerentes ao processo de formação de professores, nesse contexto: a importância do PIBID como programa formativo, as dificuldades enfrentadas pelos sujeitos, no desenvolvimento das ações planejadas e as mudanças constatadas, ao longo do processo. Destacou-se as ações do PIBID como contexto investigativo que direcionou essa reflexão, enfatizando a sua importância ao possibilitar ao graduando vivenciar o espaço da escola, em todas as suas dimensões, ainda no período de sua formação inicial, como também ao professor da escola parceira que tem a oportunidade de dinamizar o seu processo de formação continuada, de forma contextualizada e devidamente orientada. A análise revelou as mudanças por que passaram esses sujeitos, ao longo do período de inserção nas atividades do Programa, podendo-se destacar o aprimoramento do senso crítico em relação aos problemas escolares, decorrente da prática reflexiva que permeia as ações, o qual resulta dos processos dialógicos inerentes ao contexto da sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Práticas formativas no PIBID: relatos de experiências na docência" "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO, DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_07_51_33_idinscrito_104_950deaa4a0f2e7accb465d0d1f2fe2e4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA SUELI DA SILVA GOMES TEMÓTEO" "autor_nome_curto" => "SUELI G TEMÓTEO" "autor_email" => "suelisilva.17@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }