Discutir as relações entre universidade e escola pública no processo de formação docente é a temática central deste trabalho. Assim, enfoca-se as contribuições dessa parceria para a (re)constituição dos processos interativos que nelas se constroem. Para a compreensão do que se propôs, fundamentou-se a análise à luz dos estudos de Gauthier (2006), Tardif (2003), Tardif e Lessard (2012), Kleiman (2008), entre outros, na perspectiva de compreender três aspectos inerentes ao processo de formação de professores, nesse contexto: a importância do PIBID como programa formativo, as dificuldades enfrentadas pelos sujeitos, no desenvolvimento das ações planejadas e as mudanças constatadas, ao longo do processo. Destacou-se as ações do PIBID como contexto investigativo que direcionou essa reflexão, enfatizando a sua importância ao possibilitar ao graduando vivenciar o espaço da escola, em todas as suas dimensões, ainda no período de sua formação inicial, como também ao professor da escola parceira que tem a oportunidade de dinamizar o seu processo de formação continuada, de forma contextualizada e devidamente orientada. A análise revelou as mudanças por que passaram esses sujeitos, ao longo do período de inserção nas atividades do Programa, podendo-se destacar o aprimoramento do senso crítico em relação aos problemas escolares, decorrente da prática reflexiva que permeia as ações, o qual resulta dos processos dialógicos inerentes ao contexto da sala de aula.