Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A LEITURA NA ESCOLA: ENTRE O ESCRITO E O VIVIDO

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, LEITURA, LITERATURA INFANTIL Comunicação Oral (CO) Estágios supervisionados nos cursos de licenciaturas: experiências e vivências no processo de formação
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8151
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 88
    "inscrito_id" => 118
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A LEITURA NA ESCOLA: ENTRE O ESCRITO E O VIVIDO"
    "resumo" => "O presente artigo é fruto da experiência vivida no componente curricular Estágio Supervisionado I, Campus Avançado Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia/CAMEAM na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Objetivamos com esse artigo relatar as experiências vividas no Estágio, enfocando as práticas de leituras na sala de aula e suas contribuições no processo de desenvolvimento do gosto pela leitura dos alunos. Para tanto a pesquisa possui uma abordagem qualitativa e é de caráter participante, o instrumento de coleta de dados a qual utilizamos foi o relato da experiência vivida. Nos embasamos em autores como: Pimenta e Lima (2008), Lima (2004), Caldas (2013); Villardi (1997), José (2007), Martins (2007), Pennac (2011), entre outros. Deste trabalho conclui-se que as atividades realizadas nas duas semanas de estágio trouxeram resultados significativos para formação leitora dos alunos, vez que foi possível observar um avanço no que diz respeito à participação das crianças nas atividades de leituras, socialização das ideias. Através das leituras literárias percebemos o despertar do imaginário, criatividade e um maior gosto pelo universo da leitura. Quanto ao Estágio em si, podemos compreender que foi de grande significação para nossa formação enquanto educadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Estágios supervisionados nos cursos de licenciaturas: experiências e vivências no processo de formação"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, LEITURA, LITERATURA INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_23_09_2014_08_50_38_idinscrito_118_fb0a33f4034e2406b09c291c71aef371.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA ROZÂNGELA GURGEL CAMPÊLO"
    "autor_nome_curto" => "ROZÂNGELA"
    "autor_email" => "angela-gurgel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8151
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 88
    "inscrito_id" => 118
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A LEITURA NA ESCOLA: ENTRE O ESCRITO E O VIVIDO"
    "resumo" => "O presente artigo é fruto da experiência vivida no componente curricular Estágio Supervisionado I, Campus Avançado Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia/CAMEAM na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Objetivamos com esse artigo relatar as experiências vividas no Estágio, enfocando as práticas de leituras na sala de aula e suas contribuições no processo de desenvolvimento do gosto pela leitura dos alunos. Para tanto a pesquisa possui uma abordagem qualitativa e é de caráter participante, o instrumento de coleta de dados a qual utilizamos foi o relato da experiência vivida. Nos embasamos em autores como: Pimenta e Lima (2008), Lima (2004), Caldas (2013); Villardi (1997), José (2007), Martins (2007), Pennac (2011), entre outros. Deste trabalho conclui-se que as atividades realizadas nas duas semanas de estágio trouxeram resultados significativos para formação leitora dos alunos, vez que foi possível observar um avanço no que diz respeito à participação das crianças nas atividades de leituras, socialização das ideias. Através das leituras literárias percebemos o despertar do imaginário, criatividade e um maior gosto pelo universo da leitura. Quanto ao Estágio em si, podemos compreender que foi de grande significação para nossa formação enquanto educadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Estágios supervisionados nos cursos de licenciaturas: experiências e vivências no processo de formação"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, LEITURA, LITERATURA INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_23_09_2014_08_50_38_idinscrito_118_fb0a33f4034e2406b09c291c71aef371.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA ROZÂNGELA GURGEL CAMPÊLO"
    "autor_nome_curto" => "ROZÂNGELA"
    "autor_email" => "angela-gurgel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

O presente artigo é fruto da experiência vivida no componente curricular Estágio Supervisionado I, Campus Avançado Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia/CAMEAM na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Objetivamos com esse artigo relatar as experiências vividas no Estágio, enfocando as práticas de leituras na sala de aula e suas contribuições no processo de desenvolvimento do gosto pela leitura dos alunos. Para tanto a pesquisa possui uma abordagem qualitativa e é de caráter participante, o instrumento de coleta de dados a qual utilizamos foi o relato da experiência vivida. Nos embasamos em autores como: Pimenta e Lima (2008), Lima (2004), Caldas (2013); Villardi (1997), José (2007), Martins (2007), Pennac (2011), entre outros. Deste trabalho conclui-se que as atividades realizadas nas duas semanas de estágio trouxeram resultados significativos para formação leitora dos alunos, vez que foi possível observar um avanço no que diz respeito à participação das crianças nas atividades de leituras, socialização das ideias. Através das leituras literárias percebemos o despertar do imaginário, criatividade e um maior gosto pelo universo da leitura. Quanto ao Estágio em si, podemos compreender que foi de grande significação para nossa formação enquanto educadores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.