Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A LEITURA NA ESCOLA: ENTRE O ESCRITO E O VIVIDO

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, LEITURA, LITERATURA INFANTIL Comunicação Oral (CO) Estágios supervisionados nos cursos de licenciaturas: experiências e vivências no processo de formação
0 of 0
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8151 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 88 "inscrito_id" => 118 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A LEITURA NA ESCOLA: ENTRE O ESCRITO E O VIVIDO" "resumo" => "O presente artigo é fruto da experiência vivida no componente curricular Estágio Supervisionado I, Campus Avançado Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia/CAMEAM na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Objetivamos com esse artigo relatar as experiências vividas no Estágio, enfocando as práticas de leituras na sala de aula e suas contribuições no processo de desenvolvimento do gosto pela leitura dos alunos. Para tanto a pesquisa possui uma abordagem qualitativa e é de caráter participante, o instrumento de coleta de dados a qual utilizamos foi o relato da experiência vivida. Nos embasamos em autores como: Pimenta e Lima (2008), Lima (2004), Caldas (2013); Villardi (1997), José (2007), Martins (2007), Pennac (2011), entre outros. Deste trabalho conclui-se que as atividades realizadas nas duas semanas de estágio trouxeram resultados significativos para formação leitora dos alunos, vez que foi possível observar um avanço no que diz respeito à participação das crianças nas atividades de leituras, socialização das ideias. Através das leituras literárias percebemos o despertar do imaginário, criatividade e um maior gosto pelo universo da leitura. Quanto ao Estágio em si, podemos compreender que foi de grande significação para nossa formação enquanto educadores.O presente artigo é fruto da experiência vivida no componente curricular Estágio Supervisionado I, Campus Avançado Profª Maria E" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Estágios supervisionados nos cursos de licenciaturas: experiências e vivências no processo de formação" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, LEITURA, LITERATURA INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_23_09_2014_08_50_38_idinscrito_118_fb0a33f4034e2406b09c291c71aef371.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA ROZÂNGELA GURGEL CAMPÊLO" "autor_nome_curto" => "ROZÂNGELA" "autor_email" => "angela-gurgel@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8151 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 88 "inscrito_id" => 118 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A LEITURA NA ESCOLA: ENTRE O ESCRITO E O VIVIDO" "resumo" => "O presente artigo é fruto da experiência vivida no componente curricular Estágio Supervisionado I, Campus Avançado Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia/CAMEAM na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Objetivamos com esse artigo relatar as experiências vividas no Estágio, enfocando as práticas de leituras na sala de aula e suas contribuições no processo de desenvolvimento do gosto pela leitura dos alunos. Para tanto a pesquisa possui uma abordagem qualitativa e é de caráter participante, o instrumento de coleta de dados a qual utilizamos foi o relato da experiência vivida. Nos embasamos em autores como: Pimenta e Lima (2008), Lima (2004), Caldas (2013); Villardi (1997), José (2007), Martins (2007), Pennac (2011), entre outros. Deste trabalho conclui-se que as atividades realizadas nas duas semanas de estágio trouxeram resultados significativos para formação leitora dos alunos, vez que foi possível observar um avanço no que diz respeito à participação das crianças nas atividades de leituras, socialização das ideias. Através das leituras literárias percebemos o despertar do imaginário, criatividade e um maior gosto pelo universo da leitura. Quanto ao Estágio em si, podemos compreender que foi de grande significação para nossa formação enquanto educadores.O presente artigo é fruto da experiência vivida no componente curricular Estágio Supervisionado I, Campus Avançado Profª Maria E" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Estágios supervisionados nos cursos de licenciaturas: experiências e vivências no processo de formação" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, LEITURA, LITERATURA INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_23_09_2014_08_50_38_idinscrito_118_fb0a33f4034e2406b09c291c71aef371.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA ROZÂNGELA GURGEL CAMPÊLO" "autor_nome_curto" => "ROZÂNGELA" "autor_email" => "angela-gurgel@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

O presente artigo é fruto da experiência vivida no componente curricular Estágio Supervisionado I, Campus Avançado Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia/CAMEAM na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Objetivamos com esse artigo relatar as experiências vividas no Estágio, enfocando as práticas de leituras na sala de aula e suas contribuições no processo de desenvolvimento do gosto pela leitura dos alunos. Para tanto a pesquisa possui uma abordagem qualitativa e é de caráter participante, o instrumento de coleta de dados a qual utilizamos foi o relato da experiência vivida. Nos embasamos em autores como: Pimenta e Lima (2008), Lima (2004), Caldas (2013); Villardi (1997), José (2007), Martins (2007), Pennac (2011), entre outros. Deste trabalho conclui-se que as atividades realizadas nas duas semanas de estágio trouxeram resultados significativos para formação leitora dos alunos, vez que foi possível observar um avanço no que diz respeito à participação das crianças nas atividades de leituras, socialização das ideias. Através das leituras literárias percebemos o despertar do imaginário, criatividade e um maior gosto pelo universo da leitura. Quanto ao Estágio em si, podemos compreender que foi de grande significação para nossa formação enquanto educadores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.