Reflete-se sobre o Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI), buscando-se compreendê-lo como uma das propostas de oferta da última etapa da Educação Básica. Este estudo é um recorte da pesquisa Ensino médio: políticas, trabalho docente e práticas educativas nas múltiplas formas da etapa final da educação básica. Neste trabalho, a base empírica é de natureza documental cuja análise ancora-se no documento orientador (2014) do Programa, emanado do Ministério da Educação. Nesse sentido, envereda-se pelas relações entre as políticas educacionais dos anos 2000 e o PROEMI buscando-se prolegômenos da concepção de formação humana integral e de trabalho como princípio educativo, especialmente, no que concerne às ações decorrentes do Decreto nº 5.154/2004, que prevê a possibilidade de integração entre o ensino médio e a educação profissional técnica de nível médio, observando-se se esta se encontra presente no Documento-base do Ensino Médio Inovador. Três questões guiam a análise, quais sejam: Quais as bases teórico-conceituais que fundamentam o PROEMI? Como foram projetadas as condições de materialidade para execução dessa política? Há indícios nos documentos de preocupação com a formação humana integral e com o trabalho como princípio educativo? Considera-se que a orientação para redesenhar o currículo proposta pelo PROEMI atribui às escolas autonomia para, não somente criar as condições necessárias para por em prática o currículo do ensino médio previsto nos PCNEM e nas DCNEM de forma qualificada, e em melhores condições de estrutura física e organizacional, como também para acrescentar várias atividades de interesse da comunidade escolar e, mesmo, criar projetos que promovam as práticas curriculares e a integração de conhecimentos.