BRASILIANO, Mônica Alves et al.. A música como intrumento de inclusão. Anais V SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/8086>. Acesso em: 08/11/2024 02:23
RESUMOO presente artigo visa pensar a música na perspectiva da inclusão, tendo o diálogo e a reflexão teórica como base de nossas discussões no desenvolvimento do texto. Nessa perspectiva pretende-se investigar a influência da música no processo de inclusão das escolas, verificando se a prática da educação musical pode trazer contribuições concretas ao processo de ensino aprendizagem de crianças com ou sem deficiência de modo promover entre estas um ambiente em que se sintam verdadeiramente incluídas no ambiente escolar, e não apenas inseridas. O artigo tem como embasamento teórico autores como: Loreiro (2010), Ropoli (2010), Freire (2006), Jannuzzi (2006), Gil (2005), dentre outros. Apesar de perceber contribuições positivas do ensino de música na escola, a autora aponta algumas barreiras ainda a serem vencidas frente a essa nova realidade, e que até a efetivação plena do ensino de música nas escolas, figurarão os contextos escolares. É no casamento perfeito da música com pedagogia que reside o real sentido de se usar a música, mais do que como um elemento socializador ou inclusivo na educação; a música quando integralizada a prática pedagógica de um docente deve assumir um papel de fomentadora de potenciais..