O objetivo desse estudo é de refletir os resultados advindos do projeto: “As trajetórias formativas de uma bibliotecária e suas contribuições para mediação de leitura” realizado na Escola Estadual Francisco Nunes- Pau dos Ferros/ RN, esse foi concretizado como parte integrante da avaliação da disciplina: “Formação do Leitor e Ensino de Literatura” do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE). Analisa-se, nesse texto, a voz da bibliotecária flor, sujeito de nosso estudo, mediada por questionário, que a convidou a pensar sobre sua formação continuada, no que concerne as suas contribuições para a mediação de leitura, esses enunciados são correlacionados com nossa observação participante na instituição de ensino, ainda refletimos a aplicação e os resultados do minicurso: “Leitura: Desvendando o prazer, e possibilitando a formação do leitor” enquanto ação transformativa, aplicada a bibliotecária pesquisada. O nosso aporte teórico, estar pautado em Koch e Elias (2009) e Antunes (2003), a respeito do ensino de leitura; Villardi (1999) acerca da formação do leitor; Bortolin e Almeida Júnior (2009) a proposito da biblioteca escolar; García (1999) sobre formação. Baseados nessas discussões e na coleta de dados, buscamos compreender as aportes da formação continuada para a mediação de leitura no contexto escolar. As conclusões nos remetem que a bibliotecária flor não reconhece nenhum momento teórico- prático em sua formação continuada que contribua para sua ação pedagógica na biblioteca, apontando algumas dificuldades para exercer sua função na escola, além de assinalar o minicurso, ação transformativa dessa pesquisa, como importante momento para sua formação leitora e enquanto profissional.