DA FORMAÇÃO A MEDIAÇÃO DE LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UMA BIBLIOTECÁRIA.
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8130 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 303 "inscrito_id" => 894 "titulo" => "DA FORMAÇÃO A MEDIAÇÃO DE LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UMA BIBLIOTECÁRIA." "resumo" => "O objetivo desse estudo é de refletir os resultados advindos do projeto: “As trajetórias formativas de uma bibliotecária e suas contribuições para mediação de leitura” realizado na Escola Estadual Francisco Nunes- Pau dos Ferros/ RN, esse foi concretizado como parte integrante da avaliação da disciplina: “Formação do Leitor e Ensino de Literatura” do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE). Analisa-se, nesse texto, a voz da bibliotecária flor, sujeito de nosso estudo, mediada por questionário, que a convidou a pensar sobre sua formação continuada, no que concerne as suas contribuições para a mediação de leitura, esses enunciados são correlacionados com nossa observação participante na instituição de ensino, ainda refletimos a aplicação e os resultados do minicurso: “Leitura: Desvendando o prazer, e possibilitando a formação do leitor” enquanto ação transformativa, aplicada a bibliotecária pesquisada. O nosso aporte teórico, estar pautado em Koch e Elias (2009) e Antunes (2003), a respeito do ensino de leitura; Villardi (1999) acerca da formação do leitor; Bortolin e Almeida Júnior (2009) a proposito da biblioteca escolar; García (1999) sobre formação. Baseados nessas discussões e na coleta de dados, buscamos compreender as aportes da formação continuada para a mediação de leitura no contexto escolar. As conclusões nos remetem que a bibliotecária flor não reconhece nenhum momento teórico- prático em sua formação continuada que contribua para sua ação pedagógica na biblioteca, apontando algumas dificuldades para exercer sua função na escola, além de assinalar o minicurso, ação transformativa dessa pesquisa, como importante momento para sua formação leitora e enquanto profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Mediação de leitura na Educação Básica" "palavra_chave" => "LEITURA, FORMAÇÃO DO LEITOR, BIBLIOTECÁRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_28_09_2014_14_10_44_idinscrito_894_f143e7597ce6350a9e7e818943a6bca9.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA EMICARLA PEREIRA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "ANDREZA EMICARLA" "autor_email" => "andreza_emicarla@hotmail." "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8130 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 303 "inscrito_id" => 894 "titulo" => "DA FORMAÇÃO A MEDIAÇÃO DE LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UMA BIBLIOTECÁRIA." "resumo" => "O objetivo desse estudo é de refletir os resultados advindos do projeto: “As trajetórias formativas de uma bibliotecária e suas contribuições para mediação de leitura” realizado na Escola Estadual Francisco Nunes- Pau dos Ferros/ RN, esse foi concretizado como parte integrante da avaliação da disciplina: “Formação do Leitor e Ensino de Literatura” do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE). Analisa-se, nesse texto, a voz da bibliotecária flor, sujeito de nosso estudo, mediada por questionário, que a convidou a pensar sobre sua formação continuada, no que concerne as suas contribuições para a mediação de leitura, esses enunciados são correlacionados com nossa observação participante na instituição de ensino, ainda refletimos a aplicação e os resultados do minicurso: “Leitura: Desvendando o prazer, e possibilitando a formação do leitor” enquanto ação transformativa, aplicada a bibliotecária pesquisada. O nosso aporte teórico, estar pautado em Koch e Elias (2009) e Antunes (2003), a respeito do ensino de leitura; Villardi (1999) acerca da formação do leitor; Bortolin e Almeida Júnior (2009) a proposito da biblioteca escolar; García (1999) sobre formação. Baseados nessas discussões e na coleta de dados, buscamos compreender as aportes da formação continuada para a mediação de leitura no contexto escolar. As conclusões nos remetem que a bibliotecária flor não reconhece nenhum momento teórico- prático em sua formação continuada que contribua para sua ação pedagógica na biblioteca, apontando algumas dificuldades para exercer sua função na escola, além de assinalar o minicurso, ação transformativa dessa pesquisa, como importante momento para sua formação leitora e enquanto profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Mediação de leitura na Educação Básica" "palavra_chave" => "LEITURA, FORMAÇÃO DO LEITOR, BIBLIOTECÁRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_28_09_2014_14_10_44_idinscrito_894_f143e7597ce6350a9e7e818943a6bca9.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA EMICARLA PEREIRA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "ANDREZA EMICARLA" "autor_email" => "andreza_emicarla@hotmail." "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }