RESUMO: O presente artigo enfatiza o currículo formal, e sua abordagem nos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Municipal Severina Leite de Menezes Almino Afonso/RN e sua inserção na realidade escolar. Discute a concepção de currículo e sua abertura aos fatores sociais e culturais. Apresenta os níveis de currículo, sua incorporação pela escola, na busca de respostas mediante informações colhidas. Têm como objetivo analisar a abordagem do currículo formal no âmbito escolar, os instrumentos utilizados na elaboração do artigo foram: pesquisa bibliográfica, qualitativa, descritiva e de campo usando-se como referência Libânio (2001), Berticele (1999), Veiga (1995), Marques (1995) e Lück (2006), foi realizada á aplicação questionário de opinião à profissionais da educação. O Currículo Formal dá as coordenadas na maneira de produzir a realidade do meio escolar, ao conhecer este meio pode-se determinar maneiras de criar uma nova perspectiva que melhore as necessidades dos envolvidos na busca por soluções para problemas encontrados na educação, pode-se dizer acerca do currículo formal que o mesmo não é estático e têm atos de criação e recriação de contestação e transgressão mostrando a dinâmica curricular e por isso é evidencia-se como de total relevância para a comunidade escolar e sociedade em geral.