O presente projeto visa trabalhar a leitura e a escrita de forma interdisciplinar, almejando diagnosticar e trabalhar dificuldades percebidas no processo de leitura e escrita apresentadas pela turma. Para tanto buscaremos intensificar atividades voltadas para a prática da leitura e da escrita dentro e fora da sala de aula. Oportunizando aos alunos o desenvolvimento do hábito de leitura, por ser um dos instrumentos essenciais para a construção do conhecimento e a base essencial de todas as outras atividades escolares. Considerando que um bom leitor é aquele que sabe relacionar o que ler a sua vida e a vida em sociedade e que a formação deste é tarefa de seus professores, pais e de todos os envolvidos no meio educativo. Esperamos contar com a participação dos pais e/ou responsáveis para a realização e sucesso do nosso trabalho. Sabemos que é por meio da brincadeira e da fantasia que a criança se apropria do mundo adulto, das regras e da complexidade sócio-cultural da sociedade a qual pertence, torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos. Valorizando a linguagem oral e escrita como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita. Sendo assim uma proposta que proporcione o trabalho com o lúdico através dos livros infantis distribuídos pelo PNAIC – Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa. As inquietações que fomentaram o projeto nasceram de duas preocupações, a primeira em relação a diagnóstico da aprendizagem das crianças até o meio do ano, os que liam apresentavam dificuldades na leitura e entendimento do que liam, outros apesar de estarem iniciando o processo de leitura não se encantavam com a leitura, não tinham vontade de ler, outros não conseguiam ler e o pior a maioria via a leitura como uma atividade árdua, chata, pesada e outros sinônimos que os desanimava a leitura; a segunda, a o receber a caixa de livros do PNAIC já quase no fim do ano não se sabia muito bem o que fazer com eles, já que não tinha volumes suficientes para distribuir para as crianças lerem individualmente, e se assim o fosse o proveito seria pouco tendo em vista o diagnóstico já exposto sobre a leitura. Diante dos fatos e inquietações pensou-se então em forma de apresentar os livros para eles um a um, dando destaque e importância a cada livro, como queríamos que eles fizessem. O eixo central do projeto, portanto consiste em “ensinar a ler lendo”, ou seja, se queremos que nossos alunos gostem de ler temos que mostrar pra eles que isso é bom, é gostoso, e a melhor forma de construir essa atitude é fazê-la da forma mais criativa e apaixonante possível. Só assim, poderemos possibilita uma educação de qualidade e o desenvolvimento de uma proposta pedagógica que de fato promova o fim específico do ensino, a aprendizagem.