Nesse artigo iremos apresentar um breve diagnóstico sobre o Plano Municipal de Educação do município de Pereiro (CE), o qual foi elaborado visando suprir as necessidades da Educação Básica do município. Com esse diagnóstico, pretendemos verificar os aspectos relacionados à sua elaboração e os desafios quanto à implementação de um sistema de educação municipal. Para tanto, atentamos, ainda, para as questões sobre Municipalização e Descentralização, enquanto mecanismos que viabilizam uma política de educação no âmbito do município. Pretendemos através deste estudo, identificar como o plano foi construído, se atentou para suprir as necessidades que o município possui, investigando quais as mudanças que existem entre o escrito e a realidade das escolas municipais. Para isso, foi realizado um estudo descritivo-exploratório, com base na análise do PME e das percepções do Secretário de Educação e do Coordenador da equipe de elaboração do PME, representante do segmento de professores, sobre as implicações do Plano para todos os níveis da educação básica. Tais entrevistas nos permitiu fazer um levantamento das percepções dos sujeitos envolvendo a implantação do PME em comparação com o que apresenta o documento. Diante disso, concluímos que o mesmo encontra-se ultrapassado, já que foi elaborado em 2005 com validade até o ano de 2008, não suprindo mais as necessidades que a educação atual impõe ao município.