Este trabalho foi desenvolvido como atividade do componente curricular Educação de Jovens e Adultos - EJA, realizado no 7º período do Curso de Pedagogia – CAMEAM/UERN, com objetivo de explicitar as contribuições de Paulo Freire para educação do EJA, discutindo sobre as políticas compensatórias, participação do Estado e sociedade civil organizada, na promoção de uma educação como direito universal, regulamentada por lei, e, portanto, igualmente reconhecida e legitimada. Para tanto, utilizamos como aporte teórico, autores como: (FREIRE, 2013), (HADDAD, 1998), (STRELHOW, 2010), dentre outros que contribuem para o aprimoramento dos conhecimentos acerca da educação do EJA. Desta forma, compreendemos que, para uma educação democrática, igualitária e universal, é necessário desenvolver programas que subsidiem e contemplem, não apenas, com caráter assistencialista e alienador, mas sim, de forma que possa formar sujeitos pensantes, críticos, capazes de modificar a realidade social em que vivem, para tanto, é necessário políticas públicas de Estados que coloque a educação como centro da evolução para uma sociedade equitativa, e não meramente com intuito de formar mão de obra para o trabalho opressor do sistema capitalista.