OS CAMINHOS PERCORRIDOS PELA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8239 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 70 "inscrito_id" => 111 "titulo" => "OS CAMINHOS PERCORRIDOS PELA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido como atividade do componente curricular Educação de Jovens e Adultos - EJA, realizado no 7º período do Curso de Pedagogia – CAMEAM/UERN, com objetivo de explicitar as contribuições de Paulo Freire para educação do EJA, discutindo sobre as políticas compensatórias, participação do Estado e sociedade civil organizada, na promoção de uma educação como direito universal, regulamentada por lei, e, portanto, igualmente reconhecida e legitimada. Para tanto, utilizamos como aporte teórico, autores como: (FREIRE, 2013), (HADDAD, 1998), (STRELHOW, 2010), dentre outros que contribuem para o aprimoramento dos conhecimentos acerca da educação do EJA. Desta forma, compreendemos que, para uma educação democrática, igualitária e universal, é necessário desenvolver programas que subsidiem e contemplem, não apenas, com caráter assistencialista e alienador, mas sim, de forma que possa formar sujeitos pensantes, críticos, capazes de modificar a realidade social em que vivem, para tanto, é necessário políticas públicas de Estados que coloque a educação como centro da evolução para uma sociedade equitativa, e não meramente com intuito de formar mão de obra para o trabalho opressor do sistema capitalista." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Geografia, História e Ciências: processos formativos no ensino e na aprendizagem" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO EJA, POLÍTICAS PÚBLICAS, PROGRAMAS COMPENSATÓRIOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_09_2014_15_35_20_idinscrito_111_79db054b744539bf09c120ce03113b15.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELENICE ALVES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ELENICE" "autor_email" => "elenicealves13@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8239 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 70 "inscrito_id" => 111 "titulo" => "OS CAMINHOS PERCORRIDOS PELA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido como atividade do componente curricular Educação de Jovens e Adultos - EJA, realizado no 7º período do Curso de Pedagogia – CAMEAM/UERN, com objetivo de explicitar as contribuições de Paulo Freire para educação do EJA, discutindo sobre as políticas compensatórias, participação do Estado e sociedade civil organizada, na promoção de uma educação como direito universal, regulamentada por lei, e, portanto, igualmente reconhecida e legitimada. Para tanto, utilizamos como aporte teórico, autores como: (FREIRE, 2013), (HADDAD, 1998), (STRELHOW, 2010), dentre outros que contribuem para o aprimoramento dos conhecimentos acerca da educação do EJA. Desta forma, compreendemos que, para uma educação democrática, igualitária e universal, é necessário desenvolver programas que subsidiem e contemplem, não apenas, com caráter assistencialista e alienador, mas sim, de forma que possa formar sujeitos pensantes, críticos, capazes de modificar a realidade social em que vivem, para tanto, é necessário políticas públicas de Estados que coloque a educação como centro da evolução para uma sociedade equitativa, e não meramente com intuito de formar mão de obra para o trabalho opressor do sistema capitalista." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Geografia, História e Ciências: processos formativos no ensino e na aprendizagem" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO EJA, POLÍTICAS PÚBLICAS, PROGRAMAS COMPENSATÓRIOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_09_2014_15_35_20_idinscrito_111_79db054b744539bf09c120ce03113b15.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELENICE ALVES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ELENICE" "autor_email" => "elenicealves13@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }