O presente trabalho enfoca o professor como sujeito do conhecimento, discutiremos ao longo desse artigo sobre os saberes indispensáveis a profissão docente e, especialmente sobre a importância desses saberes na prática educativa. Tomamos como eixo de estudo a relação entre teoria e prática, trataremos sobre a posição dos professores enquanto sujeitos que produzem conhecimentos, e sobre as concepções de saberes, focando sua contribuição para o saber fazer a prática educativa. Utilizamos uma pesquisa bibliográfica exploratória com uma metodologia qualitativa visando identificar quais saberes são indispensáveis na prática pedagógica e qual sua importância na aprendizagem dos alunos e na formação profissional. Como embasamento teórico temos Tardif (2002), Gauthier (1998) e Freire (2009), grandes estudiosos dos saberes docentes. A partir da leitura e da pesquisa realizada compreendemos que os saberes docentes não provêm de uma única fonte. Mas de várias, e em diferentes momentos da trajetória profissional do professor. Esses saberes docentes possuem uma relevante importância na construção profissional de um bom professor.