A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA INOVAR AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO MÉDIO
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8063 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 362 "inscrito_id" => 537 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA INOVAR AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente artigo, desenvolvido no âmbito das ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto Letras/CAP/UERN, visa a discutir os primeiros resultados de um projeto em andamento sobre “Práticas de Leitura e produção textual no PIBID”, cujo objetivo principal é desenvolver práticas referentes à leitura e à produção textual na escola, com vistas a oferecer uma aprendizagem ampla e significativa aos graduandos bolsistas do Programa e aos alunos das escolas públicas atendidas pelo PIBID. O projeto em tela terá como campo de atuação na turma do 3° A do Ensino Médio, turno vespertino, Escola Estadual Dr. Edinho Jales, Patu-RN, com início no 3º bimestre de 2014. Os estudos feitos por (CAGLIARI 2002), (FREIRE 1996), e (KUENZER 2002) são suporte para uma reflexão teórica desde a construção, o planejamento e a execução do projeto. A discussão que se propõe procura refletir sobre a importância dessa parceria entre escola, universidade e coordenação do PIBID, vista como oportunidade por demais significativa, uma vez que o projeto visa a sanar alguns problemas relacionados à prática da leitura e produção textual, pois boa parte dos alunos entrevistados relatou que não têm o hábito da leitura, têm preguiça de ler e acham melhor navegar na internet. O hábito da leitura deve ser algo prazeroso e não compulsório. A proposta é trazer para a sala de aula os mais variados tipos de textos para que os alunos tenham um repertório vasto, desmistificando, assim, a leitura e escrita como ações árduas, mas sim algo que contribua para a formação crítica do discente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Práticas formativas no PIBID: relatos de experiências na docência" "palavra_chave" => "INTERAÇÃO, CONSTRUÇÃO, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_08_31_26_idinscrito_537_76cff0e36546f380c32dbd16704be48e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEISON CARLOS SOUZA DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "GLEISON CARLOS" "autor_email" => "gleisoncarlos.morais@hotm" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS - FIP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8063 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 362 "inscrito_id" => 537 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA INOVAR AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente artigo, desenvolvido no âmbito das ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto Letras/CAP/UERN, visa a discutir os primeiros resultados de um projeto em andamento sobre “Práticas de Leitura e produção textual no PIBID”, cujo objetivo principal é desenvolver práticas referentes à leitura e à produção textual na escola, com vistas a oferecer uma aprendizagem ampla e significativa aos graduandos bolsistas do Programa e aos alunos das escolas públicas atendidas pelo PIBID. O projeto em tela terá como campo de atuação na turma do 3° A do Ensino Médio, turno vespertino, Escola Estadual Dr. Edinho Jales, Patu-RN, com início no 3º bimestre de 2014. Os estudos feitos por (CAGLIARI 2002), (FREIRE 1996), e (KUENZER 2002) são suporte para uma reflexão teórica desde a construção, o planejamento e a execução do projeto. A discussão que se propõe procura refletir sobre a importância dessa parceria entre escola, universidade e coordenação do PIBID, vista como oportunidade por demais significativa, uma vez que o projeto visa a sanar alguns problemas relacionados à prática da leitura e produção textual, pois boa parte dos alunos entrevistados relatou que não têm o hábito da leitura, têm preguiça de ler e acham melhor navegar na internet. O hábito da leitura deve ser algo prazeroso e não compulsório. A proposta é trazer para a sala de aula os mais variados tipos de textos para que os alunos tenham um repertório vasto, desmistificando, assim, a leitura e escrita como ações árduas, mas sim algo que contribua para a formação crítica do discente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Práticas formativas no PIBID: relatos de experiências na docência" "palavra_chave" => "INTERAÇÃO, CONSTRUÇÃO, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_08_31_26_idinscrito_537_76cff0e36546f380c32dbd16704be48e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEISON CARLOS SOUZA DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "GLEISON CARLOS" "autor_email" => "gleisoncarlos.morais@hotm" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS - FIP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }