Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA INOVAR AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: INTERAÇÃO, CONSTRUÇÃO, LEITURA Comunicação Oral (CO) Práticas formativas no PIBID: relatos de experiências na docência
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8063
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 362
    "inscrito_id" => 537
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA INOVAR AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente artigo, desenvolvido no âmbito das ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto Letras/CAP/UERN, visa a discutir os primeiros resultados de um projeto em andamento sobre “Práticas de Leitura e produção textual no PIBID”, cujo objetivo principal é desenvolver práticas referentes à leitura e à produção textual na escola, com vistas a oferecer uma aprendizagem ampla e significativa aos graduandos bolsistas do Programa e aos alunos das escolas públicas atendidas pelo PIBID. O projeto em tela terá como campo de atuação na turma do 3° A do Ensino Médio, turno vespertino, Escola Estadual Dr. Edinho Jales, Patu-RN, com início no 3º bimestre de 2014. Os estudos feitos por (CAGLIARI 2002), (FREIRE 1996), e (KUENZER 2002) são suporte para uma reflexão teórica desde a construção, o planejamento e a execução do projeto. A discussão que se propõe procura refletir sobre a importância dessa parceria entre escola, universidade e coordenação do PIBID, vista como oportunidade por demais significativa, uma vez que o projeto visa a sanar alguns problemas relacionados à prática da leitura e produção textual, pois boa parte dos alunos entrevistados relatou que não têm o hábito da leitura, têm preguiça de ler e acham melhor navegar na internet. O hábito da leitura deve ser algo prazeroso e não compulsório. A proposta é trazer para a sala de aula os mais variados tipos de textos para que os alunos tenham um repertório vasto, desmistificando, assim, a leitura e escrita como ações árduas, mas sim algo que contribua para a formação crítica do discente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Práticas formativas no PIBID: relatos de experiências na docência"
    "palavra_chave" => "INTERAÇÃO, CONSTRUÇÃO, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_08_31_26_idinscrito_537_76cff0e36546f380c32dbd16704be48e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLEISON CARLOS SOUZA DE MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "GLEISON CARLOS"
    "autor_email" => "gleisoncarlos.morais@hotm"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS - FIP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8063
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 362
    "inscrito_id" => 537
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA INOVAR AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente artigo, desenvolvido no âmbito das ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto Letras/CAP/UERN, visa a discutir os primeiros resultados de um projeto em andamento sobre “Práticas de Leitura e produção textual no PIBID”, cujo objetivo principal é desenvolver práticas referentes à leitura e à produção textual na escola, com vistas a oferecer uma aprendizagem ampla e significativa aos graduandos bolsistas do Programa e aos alunos das escolas públicas atendidas pelo PIBID. O projeto em tela terá como campo de atuação na turma do 3° A do Ensino Médio, turno vespertino, Escola Estadual Dr. Edinho Jales, Patu-RN, com início no 3º bimestre de 2014. Os estudos feitos por (CAGLIARI 2002), (FREIRE 1996), e (KUENZER 2002) são suporte para uma reflexão teórica desde a construção, o planejamento e a execução do projeto. A discussão que se propõe procura refletir sobre a importância dessa parceria entre escola, universidade e coordenação do PIBID, vista como oportunidade por demais significativa, uma vez que o projeto visa a sanar alguns problemas relacionados à prática da leitura e produção textual, pois boa parte dos alunos entrevistados relatou que não têm o hábito da leitura, têm preguiça de ler e acham melhor navegar na internet. O hábito da leitura deve ser algo prazeroso e não compulsório. A proposta é trazer para a sala de aula os mais variados tipos de textos para que os alunos tenham um repertório vasto, desmistificando, assim, a leitura e escrita como ações árduas, mas sim algo que contribua para a formação crítica do discente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Práticas formativas no PIBID: relatos de experiências na docência"
    "palavra_chave" => "INTERAÇÃO, CONSTRUÇÃO, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_08_31_26_idinscrito_537_76cff0e36546f380c32dbd16704be48e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLEISON CARLOS SOUZA DE MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "GLEISON CARLOS"
    "autor_email" => "gleisoncarlos.morais@hotm"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS - FIP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

O presente artigo, desenvolvido no âmbito das ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto Letras/CAP/UERN, visa a discutir os primeiros resultados de um projeto em andamento sobre “Práticas de Leitura e produção textual no PIBID”, cujo objetivo principal é desenvolver práticas referentes à leitura e à produção textual na escola, com vistas a oferecer uma aprendizagem ampla e significativa aos graduandos bolsistas do Programa e aos alunos das escolas públicas atendidas pelo PIBID. O projeto em tela terá como campo de atuação na turma do 3° A do Ensino Médio, turno vespertino, Escola Estadual Dr. Edinho Jales, Patu-RN, com início no 3º bimestre de 2014. Os estudos feitos por (CAGLIARI 2002), (FREIRE 1996), e (KUENZER 2002) são suporte para uma reflexão teórica desde a construção, o planejamento e a execução do projeto. A discussão que se propõe procura refletir sobre a importância dessa parceria entre escola, universidade e coordenação do PIBID, vista como oportunidade por demais significativa, uma vez que o projeto visa a sanar alguns problemas relacionados à prática da leitura e produção textual, pois boa parte dos alunos entrevistados relatou que não têm o hábito da leitura, têm preguiça de ler e acham melhor navegar na internet. O hábito da leitura deve ser algo prazeroso e não compulsório. A proposta é trazer para a sala de aula os mais variados tipos de textos para que os alunos tenham um repertório vasto, desmistificando, assim, a leitura e escrita como ações árduas, mas sim algo que contribua para a formação crítica do discente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.