O presente artigo, desenvolvido no âmbito das ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto Letras/CAP/UERN, visa a discutir os primeiros resultados de um projeto em andamento sobre “Práticas de Leitura e produção textual no PIBID”, cujo objetivo principal é desenvolver práticas referentes à leitura e à produção textual na escola, com vistas a oferecer uma aprendizagem ampla e significativa aos graduandos bolsistas do Programa e aos alunos das escolas públicas atendidas pelo PIBID. O projeto em tela terá como campo de atuação na turma do 3° A do Ensino Médio, turno vespertino, Escola Estadual Dr. Edinho Jales, Patu-RN, com início no 3º bimestre de 2014. Os estudos feitos por (CAGLIARI 2002), (FREIRE 1996), e (KUENZER 2002) são suporte para uma reflexão teórica desde a construção, o planejamento e a execução do projeto. A discussão que se propõe procura refletir sobre a importância dessa parceria entre escola, universidade e coordenação do PIBID, vista como oportunidade por demais significativa, uma vez que o projeto visa a sanar alguns problemas relacionados à prática da leitura e produção textual, pois boa parte dos alunos entrevistados relatou que não têm o hábito da leitura, têm preguiça de ler e acham melhor navegar na internet. O hábito da leitura deve ser algo prazeroso e não compulsório. A proposta é trazer para a sala de aula os mais variados tipos de textos para que os alunos tenham um repertório vasto, desmistificando, assim, a leitura e escrita como ações árduas, mas sim algo que contribua para a formação crítica do discente.