Analisaremos, aqui, a experiência com leitura desenvolvida com bolsistas, do ensino médio e de graduação, tendo como suporte ações inovadoras, envolvendo as ferramentas da Ciência, Tecnologia e Inovação para a Educação Básica (CTI-EB), por meio do Ponto BALE (Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas), mediante estratégia nos “Canteiros”: Formação, Encenação, Contação e Ficção, articulados ao desenvolvimento de habilidades de leitura (oral/escrita) e produção textual (oral/escrita). O referencial teórico adotado no trabalho se ancora em pesquisas desenvolvidas na França, como a de Charlot (2000) que discute a relação dos jovens com o saber e por Petit (2006) que investiga a relação dos jovens com a leitura. Apoiamo-nos, ainda, em Villardi (1997) para discussão acerca do gosto e do prazer pela leitura, bem como em Raimundo (2009), Brito e Sampaio (2011) por ambos tratarem do papel das novas TICs para mediação da leitura. Os resultados alcançados demonstraram que o Ponto BALE – CTI – EB atendeu as metas previstas de leitura e de escrita, aproximando os usuários das práticas leitoras e produtoras de textos.