AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-ESPANHOL PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA: UMA EXPERIÊNCIA EM DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE PAU DOS FERROS-RN
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8108 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 402 "inscrito_id" => 594 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-ESPANHOL PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA: UMA EXPERIÊNCIA EM DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE PAU DOS FERROS-RN" "resumo" => "Atualmente muito tem se discutido sobre a formação continuada de professores e a sua importância, no entanto, é necessário nos perguntarmos se esses professores estão construindo seu processo de formação continuada. Dessa forma, objetivamos analisar a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID para a formação continuada dos professores de Língua Estrangeira, especificamente a língua espanhola, para a formação continuada dos professores/supervisores da Escola Estadual “Doutor José Fernandes de Melo” e da Escola Estadual Professora “Maria Edilma de Freitas” do RN. Como metodologia, utilizamos como instrumento um questionário de pesquisa com questões referentes à importância da formação continuada e a contribuição do PIBID/UERN . Para um melhor aprofundamento teórico, apoiamo-nos em pressupostos teóricos de Tardif (2002; 2010), Nunes (2010), Pimenta (2008), Menezes (1996), Libâneo (2001) e Gadotti (2005). A partir do PIBID Espanhol, os professores/supervisores ampliam seus processos de formação, promovendo assim, caminhos facilitadores à aprendizagem dos discentes. Esperamos que a pesquisa venha contribuir e diversificar tanto a aprendizagem do educador, como também do educando." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O PIBID: contribuições à pratica docente" "palavra_chave" => "PIBID. ESPANHOL. FORMAÇÃO CONTINUADA., PIBID. ESPANHOL. FORMAÇÃO CONTINUADA., PIBID. ESPANHOL. FORMAÇÃO CONTINUADA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_15_34_34_idinscrito_594_799510df5fa9ab360de011f5f54e8c16.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEOCÁSSIA DE FÁTIMA SOUZA" "autor_nome_curto" => "GEOCÁSSIA" "autor_email" => "geocassia.souza@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8108 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 402 "inscrito_id" => 594 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-ESPANHOL PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA: UMA EXPERIÊNCIA EM DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE PAU DOS FERROS-RN" "resumo" => "Atualmente muito tem se discutido sobre a formação continuada de professores e a sua importância, no entanto, é necessário nos perguntarmos se esses professores estão construindo seu processo de formação continuada. Dessa forma, objetivamos analisar a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID para a formação continuada dos professores de Língua Estrangeira, especificamente a língua espanhola, para a formação continuada dos professores/supervisores da Escola Estadual “Doutor José Fernandes de Melo” e da Escola Estadual Professora “Maria Edilma de Freitas” do RN. Como metodologia, utilizamos como instrumento um questionário de pesquisa com questões referentes à importância da formação continuada e a contribuição do PIBID/UERN . Para um melhor aprofundamento teórico, apoiamo-nos em pressupostos teóricos de Tardif (2002; 2010), Nunes (2010), Pimenta (2008), Menezes (1996), Libâneo (2001) e Gadotti (2005). A partir do PIBID Espanhol, os professores/supervisores ampliam seus processos de formação, promovendo assim, caminhos facilitadores à aprendizagem dos discentes. Esperamos que a pesquisa venha contribuir e diversificar tanto a aprendizagem do educador, como também do educando." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O PIBID: contribuições à pratica docente" "palavra_chave" => "PIBID. ESPANHOL. FORMAÇÃO CONTINUADA., PIBID. ESPANHOL. FORMAÇÃO CONTINUADA., PIBID. ESPANHOL. FORMAÇÃO CONTINUADA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_15_34_34_idinscrito_594_799510df5fa9ab360de011f5f54e8c16.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEOCÁSSIA DE FÁTIMA SOUZA" "autor_nome_curto" => "GEOCÁSSIA" "autor_email" => "geocassia.souza@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }