Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO E O LIVRO DIDÁTICO NOVAS PALAVRAS

Palavra-chaves: ENSINO DE LITERATURA, FORMAÇÃO DO LEITOR, LIVRO DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) O Ensino e a Aprendizagem da Leitura e da Escrita
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8072
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 434
    "inscrito_id" => 1166
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO E O LIVRO DIDÁTICO NOVAS PALAVRAS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como intuito analisar um capítulo do livro didático de Língua Portuguesa Novas Palavras, do terceiro ano do Ensino Médio, para verificação de como a literatura e a formação do leitor vêm sendo abordadas nas reformulações que sugerem novidades. Com base nas proposições de Bamberger (2008), Cosson (2006), Lajolo (1982), entre outros, constatou-se que o capítulo do livro didático estudado, apesar de vir reformulado e com promessas de novos direcionamentos, ainda traz modelos que contemplam a literatura em série e intrinsecamente ligada ao seu contexto histórico, com atividades e propostas que pouco estimulam a leitura e, por isso, não apontam para um caminho de humanização pela experiência leitora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "O Ensino e  a Aprendizagem da Leitura e da Escrita"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, FORMAÇÃO DO LEITOR, LIVRO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_20_05_17_idinscrito_1166_eec1453eaab4a4b17a4e1e57891fd015.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADNA CHIRLY MARIANO DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "ADNA CHIRLY"
    "autor_email" => "adnachirly_rg@outlook.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8072
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 434
    "inscrito_id" => 1166
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO E O LIVRO DIDÁTICO NOVAS PALAVRAS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como intuito analisar um capítulo do livro didático de Língua Portuguesa Novas Palavras, do terceiro ano do Ensino Médio, para verificação de como a literatura e a formação do leitor vêm sendo abordadas nas reformulações que sugerem novidades. Com base nas proposições de Bamberger (2008), Cosson (2006), Lajolo (1982), entre outros, constatou-se que o capítulo do livro didático estudado, apesar de vir reformulado e com promessas de novos direcionamentos, ainda traz modelos que contemplam a literatura em série e intrinsecamente ligada ao seu contexto histórico, com atividades e propostas que pouco estimulam a leitura e, por isso, não apontam para um caminho de humanização pela experiência leitora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "O Ensino e  a Aprendizagem da Leitura e da Escrita"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, FORMAÇÃO DO LEITOR, LIVRO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_20_05_17_idinscrito_1166_eec1453eaab4a4b17a4e1e57891fd015.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADNA CHIRLY MARIANO DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "ADNA CHIRLY"
    "autor_email" => "adnachirly_rg@outlook.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

Este trabalho tem como intuito analisar um capítulo do livro didático de Língua Portuguesa Novas Palavras, do terceiro ano do Ensino Médio, para verificação de como a literatura e a formação do leitor vêm sendo abordadas nas reformulações que sugerem novidades. Com base nas proposições de Bamberger (2008), Cosson (2006), Lajolo (1982), entre outros, constatou-se que o capítulo do livro didático estudado, apesar de vir reformulado e com promessas de novos direcionamentos, ainda traz modelos que contemplam a literatura em série e intrinsecamente ligada ao seu contexto histórico, com atividades e propostas que pouco estimulam a leitura e, por isso, não apontam para um caminho de humanização pela experiência leitora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.