Esse artigo é resultado de um estudo desenvolvido no componente curricular Práticas Pedagógicas Programadas I (Curso de Pedagogia/CAMEAM/UERN), com o objetivo de refletir sobre o funcionamento das escolas radiofônicas do Projeto Minerva (1970-1980), identificando as potencialidades e os limites da utilização do rádio na experiência de alfabetização de jovens e adultos, nas cidades de São Miguel e Rafael Godeiro, ambas do estado do Rio Grande do Norte. De carater teórico e empírico, essa pesquisa está embasada nos estudos de Castro (2009) e Paiva (2009), dentre outros. Quanto à pesquisa empírica, realizamos entrevistas, no período de janeiro e fevereiro de 2014, por meio da história oral. Dos resultados, pudemos perceber que esse ensino foi de suma importância para a população atendida, embora desprovida do viés de conscientização e politização da prática educativa. Concluímos que, mesmo com todas as dificuldades, a escola radiofônica do Projeto Minerva trouxe, a quem foi destinada, a possibilidade de se sentir mais cidadão ao ter acesso à educação.