ANÁLISE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRATICADA NO CURRICULO MÍNIMO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8096 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 288 "inscrito_id" => 854 "titulo" => "ANÁLISE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRATICADA NO CURRICULO MÍNIMO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO" "resumo" => "Tendo como referencial o Currículo Mínimo do ensino de Biologia no Ensino Médio, inicialmente analisamos o viés dos professores, a partir de mecanismos coercitivos propostos pela Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), que têm a sua autonomia pedagógica ameaçada. A partir de fevereiro de 2011 começou a ser publicado o currículo mínimo das disciplinas que compõem o ensino fundamental e médio. O objetivo deste artigo é analisar a construção do currículo mínimo, seus objetivos, o contexto em que foi elaborado e como os conteúdos propostos no componente curricular de Biologia contribuem para a formação da consciência pessoal em Educação Ambiental Critica. Ancorando as discussões nas habilidades e competências propostas no currículo de Biologia da rede estadual. Tomamos como fonte, além dos documentos normativos elaborados pela SEEDUC, a análise de conteúdo de Laurence Bardin." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Políticas Públicas de Ensino e Gestão da Educação" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, CURRICULO MINIMO, HABILIDDAES E COMPETENCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_27_09_2014_12_10_27_idinscrito_854_769717349fa4c2dcd870999bb9ee8ccc.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO BARBOSA CAMPOS" "autor_nome_curto" => "LEANDRO CAMPOS" "autor_email" => "leandro-professor@ig.com." "autor_ies" => "ISECENSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8096 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 288 "inscrito_id" => 854 "titulo" => "ANÁLISE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRATICADA NO CURRICULO MÍNIMO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO" "resumo" => "Tendo como referencial o Currículo Mínimo do ensino de Biologia no Ensino Médio, inicialmente analisamos o viés dos professores, a partir de mecanismos coercitivos propostos pela Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), que têm a sua autonomia pedagógica ameaçada. A partir de fevereiro de 2011 começou a ser publicado o currículo mínimo das disciplinas que compõem o ensino fundamental e médio. O objetivo deste artigo é analisar a construção do currículo mínimo, seus objetivos, o contexto em que foi elaborado e como os conteúdos propostos no componente curricular de Biologia contribuem para a formação da consciência pessoal em Educação Ambiental Critica. Ancorando as discussões nas habilidades e competências propostas no currículo de Biologia da rede estadual. Tomamos como fonte, além dos documentos normativos elaborados pela SEEDUC, a análise de conteúdo de Laurence Bardin." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Políticas Públicas de Ensino e Gestão da Educação" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, CURRICULO MINIMO, HABILIDDAES E COMPETENCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_27_09_2014_12_10_27_idinscrito_854_769717349fa4c2dcd870999bb9ee8ccc.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO BARBOSA CAMPOS" "autor_nome_curto" => "LEANDRO CAMPOS" "autor_email" => "leandro-professor@ig.com." "autor_ies" => "ISECENSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }