O trabalho proposto abordará a influência que a leitura exerce na vida das pessoas, independente de estarem ou não em idade escolar, frequentando ou não uma escola. Assim, a partir dessa constatação de que ler é um processo de socialização, independente do espaço que será realizado, apresentaremos uma experiência interventiva com servidores do quadro de serviços gerais/diversos do Campus Avançado Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com o proposito de fazê-los compreender a relação entre o prazer e a obrigatoriedade da leitura em um espaço específico para essa prática, uma biblioteca, e com esse conhecimento buscando identificar de que maneira a ida a uma biblioteca se constitui muitas vezes em apenas uma obrigação curricular e não uma forma de passar o tempo e descobrir com essa iniciativa novas fronteiras culturais. No entanto, para atingir esses objetivos será necessário a realização de encontros do grupo que será formado (grupo de leitores), e principalmente as socializações das leituras realizadas por seus participantes, que será mediado com base na fundamentação que buscaremos em autores que discutem essa temática e que apresentem as perspectivas de que a realização de leituras oferecem aos que as buscam, uma visão diferente do mundo, das relações e das informações.