O desafio do profissional da educação, e neste caso especificamente, do professor de Geografia consiste em vislumbrar um ensino significativo capaz de contribuir para formação de sujeitos críticos e reflexivos. Dentro dessa perspectiva desenvolve-se este trabalho no intuito de promover uma discussão a cerca da importância da utilização de charges como recurso metodológico no ensino de Geografia. Tendo em vista, que esse gênero aborta de forma cômica e irônica problemas sociais, tornando-se assim um meio eficaz no processo de ensino-aprendizagem, de modo a possibilitar ao leitor refletir sobre as questões do cotidiano, além de ser de baixo custo e de fácil acesso. Para tanto, será realizada uma pesquisa bibliográfica com base em alguns teóricos como: CASTROGIONANI (2000), PIRES (2012), CAVALCANTI e SILVA (2008), dentre outros, como também a realização de uma pesquisa in lócus, com aplicação de questionários estruturados e direcionados aos alunos do 9º ano “B” turno vespertino da Escola Estadual Profª. Maria Edilma de Freitas do município de Pau dos Ferros/RN. Pretende-se compreender a relevância do uso da charge nas aulas de Geografia e ainda como os alunos interpretam o espaço geográfico e situações cotidianos a partir da leitura de charges.