RESUMO: Este artigo apresenta uma análise das observações e entrevistas realizadas por nós graduandas do curso de Letras e bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), com os alunos do 2º Ano do Ensino Médio, Escola Estadual Dr.Edino Jales, localizada no Município de Patu-Rn. Tendo como principal objetivo compreender se os educandos desenvolvem práticas de leitura e identificar as principais dificuldades nesse processo, uma vez que o PIBID será de suma importância na troca de experiências nesse aspecto que favorece a formação do cidadão. Quanto ao aspecto metodológico, a investigação se caracteriza como uma pesquisa de campo, que teve como instrumento de estudo a entrevista com 21 alunos, faixa etária entre 16 e 18 anos, todos responderam a oito perguntas, expondo mais especificadamente, às concepções que possuem sobre a leitura. Este trabalho está dividido em duas partes. A primeira fala sobre a visão social da leitura, bem como também da leitura em sala de aula. A segunda parte trata das possíveis dificuldades encontradas pelos alunos em relação à falta de leitura. Por conseguinte seguem-se breves considerações sobre o tema. Dessa forma, cientes da importância deste trabalho para melhor desenvolver a análise aqui exposta, foram também realizados estudos bibliográficos com os autores: BRAGGIO (1992), FREIRE (1996), SOLÉ (1998). Os resultados apontam que todos os alunos têm noção da importância da leitura. A maioria alega que a leitura proporciona o aumento do conhecimento e melhora a escrita e a interpretação. Outros leem quando sentem vontade ou por imposição dos professores.