UMA ANÁLISE DA LEITURA NO 2ªANO DO ENSINO MÉDIO: PRÁTICAS VIVENCIADAS NO PIBID
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8286 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 302 "inscrito_id" => 615 "titulo" => "UMA ANÁLISE DA LEITURA NO 2ªANO DO ENSINO MÉDIO: PRÁTICAS VIVENCIADAS NO PIBID" "resumo" => "RESUMO: Este artigo apresenta uma análise das observações e entrevistas realizadas por nós graduandas do curso de Letras e bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), com os alunos do 2º Ano do Ensino Médio, Escola Estadual Dr.Edino Jales, localizada no Município de Patu-Rn. Tendo como principal objetivo compreender se os educandos desenvolvem práticas de leitura e identificar as principais dificuldades nesse processo, uma vez que o PIBID será de suma importância na troca de experiências nesse aspecto que favorece a formação do cidadão. Quanto ao aspecto metodológico, a investigação se caracteriza como uma pesquisa de campo, que teve como instrumento de estudo a entrevista com 21 alunos, faixa etária entre 16 e 18 anos, todos responderam a oito perguntas, expondo mais especificadamente, às concepções que possuem sobre a leitura. Este trabalho está dividido em duas partes. A primeira fala sobre a visão social da leitura, bem como também da leitura em sala de aula. A segunda parte trata das possíveis dificuldades encontradas pelos alunos em relação à falta de leitura. Por conseguinte seguem-se breves considerações sobre o tema. Dessa forma, cientes da importância deste trabalho para melhor desenvolver a análise aqui exposta, foram também realizados estudos bibliográficos com os autores: BRAGGIO (1992), FREIRE (1996), SOLÉ (1998). Os resultados apontam que todos os alunos têm noção da importância da leitura. A maioria alega que a leitura proporciona o aumento do conhecimento e melhora a escrita e a interpretação. Outros leem quando sentem vontade ou por imposição dos professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Práticas formativas no PIBID: relatos de experiências na docência" "palavra_chave" => "PIBID, LEITURA, ENSINO MÉDIO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_28_09_2014_11_20_12_idinscrito_615_2ff214bc9d48db80d3a2c9171f30fb4c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHARLANE DE OLIVEIRA DUTRA" "autor_nome_curto" => "MICHARLANE" "autor_email" => "micharlanedutra@hotmail.c" "autor_ies" => "CAP/UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8286 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 302 "inscrito_id" => 615 "titulo" => "UMA ANÁLISE DA LEITURA NO 2ªANO DO ENSINO MÉDIO: PRÁTICAS VIVENCIADAS NO PIBID" "resumo" => "RESUMO: Este artigo apresenta uma análise das observações e entrevistas realizadas por nós graduandas do curso de Letras e bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), com os alunos do 2º Ano do Ensino Médio, Escola Estadual Dr.Edino Jales, localizada no Município de Patu-Rn. Tendo como principal objetivo compreender se os educandos desenvolvem práticas de leitura e identificar as principais dificuldades nesse processo, uma vez que o PIBID será de suma importância na troca de experiências nesse aspecto que favorece a formação do cidadão. Quanto ao aspecto metodológico, a investigação se caracteriza como uma pesquisa de campo, que teve como instrumento de estudo a entrevista com 21 alunos, faixa etária entre 16 e 18 anos, todos responderam a oito perguntas, expondo mais especificadamente, às concepções que possuem sobre a leitura. Este trabalho está dividido em duas partes. A primeira fala sobre a visão social da leitura, bem como também da leitura em sala de aula. A segunda parte trata das possíveis dificuldades encontradas pelos alunos em relação à falta de leitura. Por conseguinte seguem-se breves considerações sobre o tema. Dessa forma, cientes da importância deste trabalho para melhor desenvolver a análise aqui exposta, foram também realizados estudos bibliográficos com os autores: BRAGGIO (1992), FREIRE (1996), SOLÉ (1998). Os resultados apontam que todos os alunos têm noção da importância da leitura. A maioria alega que a leitura proporciona o aumento do conhecimento e melhora a escrita e a interpretação. Outros leem quando sentem vontade ou por imposição dos professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Práticas formativas no PIBID: relatos de experiências na docência" "palavra_chave" => "PIBID, LEITURA, ENSINO MÉDIO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_28_09_2014_11_20_12_idinscrito_615_2ff214bc9d48db80d3a2c9171f30fb4c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHARLANE DE OLIVEIRA DUTRA" "autor_nome_curto" => "MICHARLANE" "autor_email" => "micharlanedutra@hotmail.c" "autor_ies" => "CAP/UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }