O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NO 2º ANO EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM LUCRÉCIA – RN
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8223 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 71 "inscrito_id" => 5 "titulo" => "O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NO 2º ANO EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM LUCRÉCIA – RN" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar como se dá o processo de aquisição da leitura e da escrita numa turma de segundo ano em Escola Pública em Lucrécia/RN. Para tanto, procuramos observar quatro aulas da professora em questão como forma de podermos fazer uma analogia entre teoria e prática. Para respaldar teoricamente esta pesquisa recorremos a estudiosos como: Jouve (2002), Geraldi (2000), Kleiman (2001), Cagliari (2010), Vigner (2002), Lima (2005), Zilberman (1993), Koch (2006). Dentre outros. Por fim, Sobre a prática da leitura e da escrita na sala de aula estudada parece que, alguns encaminhamentos da professora foram bons, no entanto, outros merecem serem repensados, e melhor fundamentados. Assim, este estudo possibilitou mantermos um contato maior com a realidade de sala de aula, saindo da teoria. Cremos que com a realização do presente estudo pudemos contribuir para refletirmos sobre a relação teoria/pratica na prática pedagógica do professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O Ensino e a Aprendizagem da Leitura e da Escrita" "palavra_chave" => "PRÁTICA., LEITURA., ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_09_2014_16_06_09_idinscrito_5_246161de2f60420883f57fcace0ba4ed.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA LUZ DUARTE LEITE SILVA" "autor_nome_curto" => "LULINHA DUARTE" "autor_email" => "lulinhaduarte@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8223 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 71 "inscrito_id" => 5 "titulo" => "O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NO 2º ANO EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM LUCRÉCIA – RN" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar como se dá o processo de aquisição da leitura e da escrita numa turma de segundo ano em Escola Pública em Lucrécia/RN. Para tanto, procuramos observar quatro aulas da professora em questão como forma de podermos fazer uma analogia entre teoria e prática. Para respaldar teoricamente esta pesquisa recorremos a estudiosos como: Jouve (2002), Geraldi (2000), Kleiman (2001), Cagliari (2010), Vigner (2002), Lima (2005), Zilberman (1993), Koch (2006). Dentre outros. Por fim, Sobre a prática da leitura e da escrita na sala de aula estudada parece que, alguns encaminhamentos da professora foram bons, no entanto, outros merecem serem repensados, e melhor fundamentados. Assim, este estudo possibilitou mantermos um contato maior com a realidade de sala de aula, saindo da teoria. Cremos que com a realização do presente estudo pudemos contribuir para refletirmos sobre a relação teoria/pratica na prática pedagógica do professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O Ensino e a Aprendizagem da Leitura e da Escrita" "palavra_chave" => "PRÁTICA., LEITURA., ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_09_2014_16_06_09_idinscrito_5_246161de2f60420883f57fcace0ba4ed.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA LUZ DUARTE LEITE SILVA" "autor_nome_curto" => "LULINHA DUARTE" "autor_email" => "lulinhaduarte@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }