BREVE RELATO HISTÓRICO SOBRE EDUCAÇÃO NO CAMPO: REFLEXOS NO MUNICÍPIO DE ENCANTO-RN
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8116 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 243 "inscrito_id" => 702 "titulo" => "BREVE RELATO HISTÓRICO SOBRE EDUCAÇÃO NO CAMPO: REFLEXOS NO MUNICÍPIO DE ENCANTO-RN" "resumo" => "Ao longo da história do Brasil, o debate acerca de uma política educacional que estivesse alinhada com os conteúdos, finalidades e realidade camponesa se constitui como um processo árduo e lento que envolveu/envolve pressão por parte de movimentos sociais, bem como a realização de conferências. Processo este que ainda esta em construção, mas que já conseguiu conquistas significativas. A educação esteve, historicamente, subjugada ao modelo urbano-tecnocrata de educação, que desvaloriza a vida do camponês e supervaloriza o modo de vida urbano. Sobre isso, Ferreira e Brandão (2011, p. 3) destacam “O modelo atual só preparam os cidadãos para o trabalho, sem se preocupar com a cidadania, habitação relação sociais, cultura e formação étnico-social.” A implantação de uma educação atenta às especificidades, inerentes à vida do campo, se faz necessário como instrumento de valorização da mesma, servindo para desmistificar a ideia de que o campo é atrasado e pobre culturalmente. Contribui para tirar o estereotipo de ser arcaico do homem do campo. Além de possibilitar a afirmação da identidade sociocultural desse povo. Desse modo, através de pesquisa na Secretaria de Educação do Encanto e na Escola Municipal Manoel Fernandes, podemos constatar qual o entendimento dos representantes da secretaria e dos professores, sobre o que seria uma educação do campo e quais as iniciativas por parte dos mesmos para que se tivesse uma prática pedagógica mais próxima da realidade dos discentes e da comunidade local." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação do campo e agricultura familiar" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NO CAMPO, CULTURA, IDENTIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_24_09_2014_14_51_01_idinscrito_702_9a126717f9a3a9f8815229f3b3bc42e0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ANTÔNIO DA SILVA FILHO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ FILHO" "autor_email" => "josefilho_@outlook.com.br" "autor_ies" => "UERN/CAMEAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8116 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 243 "inscrito_id" => 702 "titulo" => "BREVE RELATO HISTÓRICO SOBRE EDUCAÇÃO NO CAMPO: REFLEXOS NO MUNICÍPIO DE ENCANTO-RN" "resumo" => "Ao longo da história do Brasil, o debate acerca de uma política educacional que estivesse alinhada com os conteúdos, finalidades e realidade camponesa se constitui como um processo árduo e lento que envolveu/envolve pressão por parte de movimentos sociais, bem como a realização de conferências. Processo este que ainda esta em construção, mas que já conseguiu conquistas significativas. A educação esteve, historicamente, subjugada ao modelo urbano-tecnocrata de educação, que desvaloriza a vida do camponês e supervaloriza o modo de vida urbano. Sobre isso, Ferreira e Brandão (2011, p. 3) destacam “O modelo atual só preparam os cidadãos para o trabalho, sem se preocupar com a cidadania, habitação relação sociais, cultura e formação étnico-social.” A implantação de uma educação atenta às especificidades, inerentes à vida do campo, se faz necessário como instrumento de valorização da mesma, servindo para desmistificar a ideia de que o campo é atrasado e pobre culturalmente. Contribui para tirar o estereotipo de ser arcaico do homem do campo. Além de possibilitar a afirmação da identidade sociocultural desse povo. Desse modo, através de pesquisa na Secretaria de Educação do Encanto e na Escola Municipal Manoel Fernandes, podemos constatar qual o entendimento dos representantes da secretaria e dos professores, sobre o que seria uma educação do campo e quais as iniciativas por parte dos mesmos para que se tivesse uma prática pedagógica mais próxima da realidade dos discentes e da comunidade local." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação do campo e agricultura familiar" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NO CAMPO, CULTURA, IDENTIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_24_09_2014_14_51_01_idinscrito_702_9a126717f9a3a9f8815229f3b3bc42e0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ANTÔNIO DA SILVA FILHO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ FILHO" "autor_email" => "josefilho_@outlook.com.br" "autor_ies" => "UERN/CAMEAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }