SILVA, Rosimere Andrade Da et al.. . Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/8050>. Acesso em: 13/11/2024 06:17
O presente trabalho consiste em relato de experiência acerca de como a literatura fantástica, especialmente o conto assombrado é recebido e compreendido por alunos do ensino fundamental; como este tipo de texto pode influenciar na formação do hábito de leitura; bem como na produção textual. Este projeto encontra-se em desenvolvimento na Escola Estadual de Ensino Fundamental Stella da Cunha Santos, a qual fica localizada na cidade de Sapé – PB, distante cerca de 50 km da capital. Os livros utilizados para esta experiência são os adotados pelo PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA – PNBE – e que tratam da temática do terror. Desta forma, este estudo propõe a contação destas narrativas de forma encenada e, posteriormente relatadas, de como estes alunos reagem ao conto “assombrado”, quais os impactos causados sobre a produção oral e escrita deles e de que forma esta metodologia pode auxiliar na formação do hábito de leitura e consequente formação de novos leitores e escritores. Pensar este projeto sem que as dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos alunos do ensino fundamental fossem levadas em consideração, seria praticamente impossível, conhecendo esta realidade, iniciamos o programa para sanar estas dificuldades através de visitas à biblioteca da escola, exame de acuidade visual realizada gratuitamente por um profissional, a fim de verificar se as dificuldades de leitura estariam ligadas a possíveis problemas da visão, reuniões periódicas com os pais e a criação de uma ficha de leitura em conjunto com a biblioteca escolar, tudo isto para que o aluno perceba a importância da leitura e sinta-se seguro para produzir textos com qualidade, cada um segundo sua capacidade.