O JOGO EM SALA DE AULA: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE ENERGIA POR MEIO DO LÚDICOO trabalho apresenta uma proposta didática que utiliza como estratégia para o ensino de Energia no ensino médio um jogo educativo de questionamentos. A proposta foi elaborada por bolsistas, participantes do PIBID/UEPB atuantes no subprojeto de Física, juntamente com o coordenador do subprojeto e a professora supervisora atuante na escola participante. A proposta será realizada com trinta e três estudantes do primeiro ano do Ensino médio regular de uma escola estadual situada em Campina Grande na Paraíba, e deve acontecer no tempo estimado de duas aulas, somando 90 minutos. A escolha dessa estratégia se deu por se tratar de uma abordagem dinâmica e atrativa, a qual permite que o estudante além de participar ativamente do seu processo de aprendizagem se divirta, afirmando o caráter lúdico que o processo de ensino e aprendizagem de conceitos de Física pode ter. O jogo apresenta como objetivo principal promover a construção de relações entre conceitos de Energia com situações cotidianas dos estudantes participantes. A metodologia do jogo se dá da seguinte maneira: serão apresentadas situações comuns a realidade dos estudantes, e em seguida dispostas respostas relacionadas ao tipo de energia envolvido na situação, os estudantes deverão apresentar placas que afirmem a resposta escolhida por eles, além disso, deverão apresentar suas justificativas para a escolha de cada opção, permitindo assim, que possamos compreender as ideias e atitudes dos estudantes frente a cada situação. Assim, temos como propósito, que ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de construir relações sólidas entre os conhecimentos que constroem em sala de aula e as situações vividas na sua realidade, além disso, pretende-se que o estudante seja capaz de compreender a real natureza dos conceitos científicos desconstruindo a ideia de que a Física é uma ciência desconectada da realidade.