Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O JOGO EM SALA DE AULA: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE ENERGIA POR MEIO LÚDICO

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, ENERGIA, LÚDICO Pôster (PO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7610
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1355
    "inscrito_id" => 1900
    "titulo" => "O JOGO EM SALA DE AULA: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE ENERGIA POR MEIO LÚDICO"
    "resumo" => "O JOGO EM SALA DE AULA: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE ENERGIA POR MEIO DO LÚDICOO trabalho apresenta uma proposta didática que utiliza como estratégia para o ensino de Energia no ensino médio um jogo educativo de questionamentos. A proposta foi elaborada por bolsistas, participantes do PIBID/UEPB atuantes no subprojeto de Física, juntamente com o coordenador do subprojeto e a professora supervisora atuante na escola participante. A proposta será realizada com trinta e três estudantes do primeiro ano do Ensino médio regular de uma escola estadual situada em Campina Grande na Paraíba, e deve acontecer no tempo estimado de duas aulas, somando 90 minutos. A escolha dessa estratégia se deu por se tratar de uma abordagem dinâmica e atrativa, a qual permite que o estudante além de participar ativamente do seu processo de aprendizagem se divirta, afirmando o caráter lúdico que o processo de ensino e aprendizagem de conceitos de Física pode ter. O jogo apresenta como objetivo principal promover a construção de relações entre conceitos de Energia com situações cotidianas dos estudantes participantes. A metodologia do jogo se dá da seguinte maneira: serão apresentadas situações comuns a realidade dos estudantes, e em seguida dispostas respostas relacionadas ao tipo de energia envolvido na situação, os estudantes deverão apresentar placas que afirmem a resposta escolhida por eles, além disso, deverão apresentar suas justificativas para a escolha de cada opção, permitindo assim, que possamos compreender as ideias e atitudes dos estudantes frente a cada situação. Assim, temos como propósito, que ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de construir relações sólidas entre os conhecimentos que constroem em sala de aula e as situações vividas na sua realidade, além disso, pretende-se que o estudante seja capaz de compreender a real natureza dos conceitos científicos desconstruindo a ideia de que a Física é uma ciência desconectada da realidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, ENERGIA, LÚDICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_12_08_2014_19_08_44_idinscrito_1900_63a6633492eee0a1cafb91f543ea4e71.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA PAULA DE MORAIS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PAULA MORAIS"
    "autor_email" => "paulinha_fisicauepb@hotma"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7610
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1355
    "inscrito_id" => 1900
    "titulo" => "O JOGO EM SALA DE AULA: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE ENERGIA POR MEIO LÚDICO"
    "resumo" => "O JOGO EM SALA DE AULA: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE ENERGIA POR MEIO DO LÚDICOO trabalho apresenta uma proposta didática que utiliza como estratégia para o ensino de Energia no ensino médio um jogo educativo de questionamentos. A proposta foi elaborada por bolsistas, participantes do PIBID/UEPB atuantes no subprojeto de Física, juntamente com o coordenador do subprojeto e a professora supervisora atuante na escola participante. A proposta será realizada com trinta e três estudantes do primeiro ano do Ensino médio regular de uma escola estadual situada em Campina Grande na Paraíba, e deve acontecer no tempo estimado de duas aulas, somando 90 minutos. A escolha dessa estratégia se deu por se tratar de uma abordagem dinâmica e atrativa, a qual permite que o estudante além de participar ativamente do seu processo de aprendizagem se divirta, afirmando o caráter lúdico que o processo de ensino e aprendizagem de conceitos de Física pode ter. O jogo apresenta como objetivo principal promover a construção de relações entre conceitos de Energia com situações cotidianas dos estudantes participantes. A metodologia do jogo se dá da seguinte maneira: serão apresentadas situações comuns a realidade dos estudantes, e em seguida dispostas respostas relacionadas ao tipo de energia envolvido na situação, os estudantes deverão apresentar placas que afirmem a resposta escolhida por eles, além disso, deverão apresentar suas justificativas para a escolha de cada opção, permitindo assim, que possamos compreender as ideias e atitudes dos estudantes frente a cada situação. Assim, temos como propósito, que ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de construir relações sólidas entre os conhecimentos que constroem em sala de aula e as situações vividas na sua realidade, além disso, pretende-se que o estudante seja capaz de compreender a real natureza dos conceitos científicos desconstruindo a ideia de que a Física é uma ciência desconectada da realidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, ENERGIA, LÚDICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_12_08_2014_19_08_44_idinscrito_1900_63a6633492eee0a1cafb91f543ea4e71.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA PAULA DE MORAIS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PAULA MORAIS"
    "autor_email" => "paulinha_fisicauepb@hotma"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O JOGO EM SALA DE AULA: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE ENERGIA POR MEIO DO LÚDICOO trabalho apresenta uma proposta didática que utiliza como estratégia para o ensino de Energia no ensino médio um jogo educativo de questionamentos. A proposta foi elaborada por bolsistas, participantes do PIBID/UEPB atuantes no subprojeto de Física, juntamente com o coordenador do subprojeto e a professora supervisora atuante na escola participante. A proposta será realizada com trinta e três estudantes do primeiro ano do Ensino médio regular de uma escola estadual situada em Campina Grande na Paraíba, e deve acontecer no tempo estimado de duas aulas, somando 90 minutos. A escolha dessa estratégia se deu por se tratar de uma abordagem dinâmica e atrativa, a qual permite que o estudante além de participar ativamente do seu processo de aprendizagem se divirta, afirmando o caráter lúdico que o processo de ensino e aprendizagem de conceitos de Física pode ter. O jogo apresenta como objetivo principal promover a construção de relações entre conceitos de Energia com situações cotidianas dos estudantes participantes. A metodologia do jogo se dá da seguinte maneira: serão apresentadas situações comuns a realidade dos estudantes, e em seguida dispostas respostas relacionadas ao tipo de energia envolvido na situação, os estudantes deverão apresentar placas que afirmem a resposta escolhida por eles, além disso, deverão apresentar suas justificativas para a escolha de cada opção, permitindo assim, que possamos compreender as ideias e atitudes dos estudantes frente a cada situação. Assim, temos como propósito, que ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de construir relações sólidas entre os conhecimentos que constroem em sala de aula e as situações vividas na sua realidade, além disso, pretende-se que o estudante seja capaz de compreender a real natureza dos conceitos científicos desconstruindo a ideia de que a Física é uma ciência desconectada da realidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.