Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MÁQUINAS CAÇA-NÍQUEIS E SOFTWARES LIVRES COMO MATERIAIS ALTERNATIVOS NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS MUSEOGRAFICOS

Palavra-chaves: MAQUINAS CAÇA-NIQUEIS, SOFTWARE LIVRE, EDUCAÇÃO Pôster (PO) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A proposta do projeto é de transformar maquinas caça-níquel aprendidas pela Polícia, e que antes eram usadas como instrumentos de jogatina, para promover uma nova proposta de utilização pedagógica da informação e de comunicação por meio de inclusão digital do conhecimento humano. Esses materiais apreendidos são destruídos ou incinerados, podem ser reaproveitados, já que possuem os principais componentes de um computador como monitor, placa mãe e fonte. Neste sentido, este projeto poderá contribuir significativamente na melhoria da qualidade do ensino dos estudantes de Teófilo Otoni e região, principalmente no que tange ao uso do lúdico no processod e ensino. Além de apresentar os Projetos Museográficos (jogos, experimentos) nas escolas visitadas e no Parque da Ciência da UFVJM, os professores das escolas visitadas serão capacitados para a construção e uso dos aparatos e de outras metodologias que utilizam o lúdico no ensino, ampliando seu campo de atuação. Com o uso de tais ferramentas esperamos ter alunos mais interessados em participar das aulas, melhora na capacidade de raciocínio lógico, melhora na relação ensino-aprendizado e na relação professor-aluno. Outra observação importante é que a grande maioria das escolas não possui um laboratório de Ciências onde se possa colocar em prática os conceitos dados pelos professores em sala de aula, ou seja, o lúdico e, até mesmo, experimentos simples relacionados à área das Ciências Naturais (Matemática, Física, Química, Biologia) e da Saúde, não fazem parte do cotidiano escolar destas crianças e adolescentes. O projeto busca na interatividade como novo instrumento educacional, principalmente quando se trata de uma região onde temos uma grande carência no campo da educação, podendo este tipo de ação buscar transformar o Vale do Mucuri num local onde possa ocorrer um desenvolvimento mais humano e social. Neste sentido, este projeto poderá contribuir significativamente na melhoria da qualidade do ensino dos estudantes de Teófilo Otoni e região, principalmente no que tange ao uso do lúdico no processo de ensino. Com a implementação do projeto espera-se ter alunos mais interessados em participar das aulas e que isso traga avanços na capacidade de raciocínio lógico, melhoria na relação ensino-aprendizado e na relação professor-aluno.

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