A Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID buscam trilhar novos horizontes para a formação inicial dos docentes em Geografia, concretizando por meio do desenvolvimento de ações, propostas e projetos voltados para a educação básica. A Unimontes participa do PIBID desde 2010, onde atualmente todos os cursos de licenciatura da universidade são atendidos pelo programa. Nesta trajetória, vários professores foram graduados por meio da parceira Unimontes e PIBID, o qual se afirma que essa relação contribuiu para um desenvolvimento profissional eficaz e qualitativo. Neste sentido, o objetivo do presente estudo está pautado em destacar a importância da parceria entre Unimontes e PIBID para a formação inicial dos futuros docentes em Geografia, por meio de ações e projetos desenvolvidos na Escola Estadual Antônio Canela/Montes Claros/MG. A metodologia utilizada para alcançar o objetivo proposto fundamenta-se em referenciais teóricos voltado para o contexto do Programa e da importância de uma formação inicial qualitativa. Após, serão elencadas as ações e projetos desenvolvidos na unidade de educação básica para demonstrar a efetividade da parceria Unimontes e PIBID. Sabendo do baixo prestigio da docência, as inserções de políticas públicas voltadas para a valorização do magistério são fundamentais para qualidade da formação inicial dos professores das escolas públicas. Deste modo, a integração entre o PIBID e a Unimontes foram primordiais para valorização da licenciatura, aproximando os futuros docentes às práticas desenvolvidas em salas de aula, fomentando assim experiências metodológicas de caráter inovador, responsáveis socialização profissional antecipatória concreta e efetiva.