Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar o desempenho de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, ao realizarem atividades que requerem a habilidade de construir gráficos. Para tal, aplicamos um teste com 46 alunos de 2 escolas da rede Municipal de Olinda – PE. Os participantes realizaram a construção de dois gráficos, a partir de duas situações distintas. Para efeito de correção consideramos a inclusão dos elementos que compõem esse tipo de representação: título, nomeação dos eixos, descrição das variáveis do eixo X e a escala. Ao analisamos os resultados dos alunos constatamos que a maioria (88%) realizou as duas atividades solicitadas. No entanto, foi observado um número baixo de estudantes que realizaram corretamente essa atividade, considerando a inclusão adequada de todos os elementos do gráfico. No que se refere ao título verificamos que nenhuma representação construída apresentava um título. Quanto à nomeação dos eixos, poucos alunos conseguiram nomear os eixos dos gráficos (3,3%). Já a descrição das variáveis do eixo X, notamos que a maioria dos alunos representou esse elemento (77,2%), e quando a proporcionalidade da escala constatou-se que muitos alunos não tiveram sucesso ao estabelecer e representar os valores na reta, apenas 19,6% dos gráficos apresentavam escalas adequadas. Percebemos que os erros de construção desse elemento podem estar associados à graduação dos valores a serem representados, que pode indicar uma dificuldade para compreender a continuidade da reta numérica, e a calibração da escala. Diante disso, é de grande importância que se realizarem intervenções para levar os alunos a refletir sobre a funcionalidade e importância desses elementos na construção de gráfico, para que consigam construir corretamente esse tipo de representação, e como isso, garantir que todos entendam o que esta sendo apresentado nesse gráfico.