O uso de materiais pedagógicos é uma valiosa ferramenta de trabalho, um auxílio no desenvolvimento das aulas, pois propicia maior eficiência na aprendizagem, através do uso dos diversos materiais e de recursos pedagógicos diferenciados, possibilitando o desenvolvimento das capacidades intelectuais do aluno, da reflexão, do comportamento crítico e de suas atitudes. O presente trabalho apresenta o relato de experiência da autora em ministrar uma oficina para a produção de materiais pedagógicos voltados para o ensino de ciências e biologia que será de suma importância, pois essas disciplinas proporcionam aos alunos um interesse critico e cientifico relacionada às ciências da natureza fazendo uma analogia entre teoria e a pratica com aulas ministrado com matérias e experiências pedagógicas. A atividade foi desenvolvida no I Simpósio Paraibano de Ciências Biológicas na Universidade Federal da Paraíba, no campus II, na cidade, Areia (PB), O objetivo foi estimular e incentivar docentes já experientes, futuros professores, e alunos de cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Biologia para produzir e utilizar materiais pedagógicos em aulas, através de realizações de experimentos pedagógicos envolvendo os órgãos do sentido, visão, olfato, paladar, audição e tato, que foram confeccionados com materiais de fácil acesso e de baixo custo tendo uma boa aceitação das pessoas envolvidas. Foi realizado um experimento para todos os órgãos do sentido onde os participantes da oficina interagiam entre si e trocavam informações. A oficina foi ministrada por alunos do curso de Biologia da instituição, que são bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Através da observação percebeu-se um grande interesse e entusiasmo dos participantes em estar aprendendo novas metodologias para o auxílio no ensino dos conteúdos. A partir dos resultados obtidos, por meio da observação direta, conclui-se que o uso de materiais pedagógicos e aulas praticam merece um olhar diferenciado na vida dos docentes, e deve ser estimulado nos cursos de licenciatura.