Para Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004, p. 97), “sequência didática é um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito”. O conceito parece esclarecedor, porém na prática a feitura de uma sequência didática exige o aperfeiçoamento de muitas habilidades do professor em formação, inclusive uma percepção crítica a respeito do conceito, características e função social de um determinado gênero textual, além da boa vontade em reservar algumas horas de sua aula a fim de, muitas vezes, extrapolar um pouco o conteúdo pré-definido. Neste sentido, no presente trabalho, pretendemos apresentar os resultados de uma experiência de produção de sequências didáticas com alunos do Curso de Pedagogia da UVA, de Campina Grande, percorrendo as dificuldades e acertos do ensino e produção do gênero que se dá em torno de outros gêneros e refletindo sobre a prática enquanto docentes e discentes. Todo o percurso terá ainda como base teórica autores como Lino (2013), Mendonça (2006) e Rojo (2001).