A presente pesquisa tem como objetivo estudar a relação existente entre os problemas do rio Espinharas e o Meio Ambiente, ou seja, os desajustes que têm ocorrido entre ele e a fauna, a flora e os seres humanos, bem como as transformações produzidas pelo homem e as relações societárias com perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) focalizando ainda a problemática do lixo no rio, da falta de esgotamento sanitário, degradação da mata ciliar, canalização do rio, plantação de capim no leito do rio, criação de animais e erosão. Ao se propor a abordagem baseada no enfoque CTSA, tem-se um comprometimento com uma nova metodologia de ensino que pode complementar a base curricular. A sala de aula torna-se um local de pesquisa e reflexão sobre os temas estudados, transpondo tais conhecimentos à prática diária dos alunos. Através desta prática, a própria tecnologia pode sofrer transformações, bem como desenvolver um senso de avaliação crítica nos alunos que buscam melhores condições de vida, pois se trata de uma constante superação de desafios e das dificuldades humanas, da interpretação de fenômenos e da resolução dos problemas que afetam a sociedade. O rio Espinharas é um rio que banha o estado da Paraíba e do Rio Grande do Norte, apresentando uma extensão que corresponde a 115 km. A construção deste trabalho possibilitou a aquisição de um conhecimento mais aprofundado sobre o mencionado rio e seus problemas ocorrentes, além de que ampliou o anseio de pesquisar e aprofundar os conhecimentos teórico-práticos referentes à convivência do ser humano com o Meio Ambiente, à participação da comunidade na poluição ou preservação do ambiente, e também à falta de políticas públicas que visam a solucionarem os problemas encontrados no rio Espinharas-PB. Palavras-chave: Educação Ambiental, CTSA, Impacto Ambiental