Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RIO ESPINHARAS: UMA DISCUSSÃO DA PROBLEMÁTICA EXISTENTE E DE SUAS POSSÍVEIS SOLUÇÕES COM ENFOQUE CTSA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CTSA, IMPACTO AMBIENTAL Pôster (PO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL
0 of 0
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7931 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1933 "inscrito_id" => 228 "titulo" => "RIO ESPINHARAS: UMA DISCUSSÃO DA PROBLEMÁTICA EXISTENTE E DE SUAS POSSÍVEIS SOLUÇÕES COM ENFOQUE CTSA" "resumo" => "A presente pesquisa tem como objetivo estudar a relação existente entre os problemas do rio Espinharas e o Meio Ambiente, ou seja, os desajustes que têm ocorrido entre ele e a fauna, a flora e os seres humanos, bem como as transformações produzidas pelo homem e as relações societárias com perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) focalizando ainda a problemática do lixo no rio, da falta de esgotamento sanitário, degradação da mata ciliar, canalização do rio, plantação de capim no leito do rio, criação de animais e erosão. Ao se propor a abordagem baseada no enfoque CTSA, tem-se um comprometimento com uma nova metodologia de ensino que pode complementar a base curricular. A sala de aula torna-se um local de pesquisa e reflexão sobre os temas estudados, transpondo tais conhecimentos à prática diária dos alunos. Através desta prática, a própria tecnologia pode sofrer transformações, bem como desenvolver um senso de avaliação crítica nos alunos que buscam melhores condições de vida, pois se trata de uma constante superação de desafios e das dificuldades humanas, da interpretação de fenômenos e da resolução dos problemas que afetam a sociedade. O rio Espinharas é um rio que banha o estado da Paraíba e do Rio Grande do Norte, apresentando uma extensão que corresponde a 115 km. A construção deste trabalho possibilitou a aquisição de um conhecimento mais aprofundado sobre o mencionado rio e seus problemas ocorrentes, além de que ampliou o anseio de pesquisar e aprofundar os conhecimentos teórico-práticos referentes à convivência do ser humano com o Meio Ambiente, à participação da comunidade na poluição ou preservação do ambiente, e também à falta de políticas públicas que visam a solucionarem os problemas encontrados no rio Espinharas-PB. Palavras-chave: Educação Ambiental, CTSA, Impacto AmbientalA presente pesquisa tem como objetivo estudar a relação existente entre os problemas do rio Espinharas e o Meio Ambiente, ou seja, os desajustes " "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CTSA, IMPACTO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_15_08_2014_19_39_55_idinscrito_228_abfd84f7d108c64d4d467685f1dc0f70.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO" "autor_nome_curto" => "DANTAS" "autor_email" => "dantasquimica@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7931 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1933 "inscrito_id" => 228 "titulo" => "RIO ESPINHARAS: UMA DISCUSSÃO DA PROBLEMÁTICA EXISTENTE E DE SUAS POSSÍVEIS SOLUÇÕES COM ENFOQUE CTSA" "resumo" => "A presente pesquisa tem como objetivo estudar a relação existente entre os problemas do rio Espinharas e o Meio Ambiente, ou seja, os desajustes que têm ocorrido entre ele e a fauna, a flora e os seres humanos, bem como as transformações produzidas pelo homem e as relações societárias com perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) focalizando ainda a problemática do lixo no rio, da falta de esgotamento sanitário, degradação da mata ciliar, canalização do rio, plantação de capim no leito do rio, criação de animais e erosão. Ao se propor a abordagem baseada no enfoque CTSA, tem-se um comprometimento com uma nova metodologia de ensino que pode complementar a base curricular. A sala de aula torna-se um local de pesquisa e reflexão sobre os temas estudados, transpondo tais conhecimentos à prática diária dos alunos. Através desta prática, a própria tecnologia pode sofrer transformações, bem como desenvolver um senso de avaliação crítica nos alunos que buscam melhores condições de vida, pois se trata de uma constante superação de desafios e das dificuldades humanas, da interpretação de fenômenos e da resolução dos problemas que afetam a sociedade. O rio Espinharas é um rio que banha o estado da Paraíba e do Rio Grande do Norte, apresentando uma extensão que corresponde a 115 km. A construção deste trabalho possibilitou a aquisição de um conhecimento mais aprofundado sobre o mencionado rio e seus problemas ocorrentes, além de que ampliou o anseio de pesquisar e aprofundar os conhecimentos teórico-práticos referentes à convivência do ser humano com o Meio Ambiente, à participação da comunidade na poluição ou preservação do ambiente, e também à falta de políticas públicas que visam a solucionarem os problemas encontrados no rio Espinharas-PB. Palavras-chave: Educação Ambiental, CTSA, Impacto AmbientalA presente pesquisa tem como objetivo estudar a relação existente entre os problemas do rio Espinharas e o Meio Ambiente, ou seja, os desajustes " "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CTSA, IMPACTO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_15_08_2014_19_39_55_idinscrito_228_abfd84f7d108c64d4d467685f1dc0f70.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO" "autor_nome_curto" => "DANTAS" "autor_email" => "dantasquimica@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo estudar a relação existente entre os problemas do rio Espinharas e o Meio Ambiente, ou seja, os desajustes que têm ocorrido entre ele e a fauna, a flora e os seres humanos, bem como as transformações produzidas pelo homem e as relações societárias com perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) focalizando ainda a problemática do lixo no rio, da falta de esgotamento sanitário, degradação da mata ciliar, canalização do rio, plantação de capim no leito do rio, criação de animais e erosão. Ao se propor a abordagem baseada no enfoque CTSA, tem-se um comprometimento com uma nova metodologia de ensino que pode complementar a base curricular. A sala de aula torna-se um local de pesquisa e reflexão sobre os temas estudados, transpondo tais conhecimentos à prática diária dos alunos. Através desta prática, a própria tecnologia pode sofrer transformações, bem como desenvolver um senso de avaliação crítica nos alunos que buscam melhores condições de vida, pois se trata de uma constante superação de desafios e das dificuldades humanas, da interpretação de fenômenos e da resolução dos problemas que afetam a sociedade. O rio Espinharas é um rio que banha o estado da Paraíba e do Rio Grande do Norte, apresentando uma extensão que corresponde a 115 km. A construção deste trabalho possibilitou a aquisição de um conhecimento mais aprofundado sobre o mencionado rio e seus problemas ocorrentes, além de que ampliou o anseio de pesquisar e aprofundar os conhecimentos teórico-práticos referentes à convivência do ser humano com o Meio Ambiente, à participação da comunidade na poluição ou preservação do ambiente, e também à falta de políticas públicas que visam a solucionarem os problemas encontrados no rio Espinharas-PB. Palavras-chave: Educação Ambiental, CTSA, Impacto Ambiental

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.