INTRODUÇÃO: A leitura é, portanto, uma das competências mais importantes a ser desenvolvida entre os alunos. E é essa também que tem se apresentado como uma das maiores dificuldades o que nos leva a inferir que algo está errado no tratamento que é dispensado à leitura nas salas de aula.Percebe-se então a necessidade de criar condições para o desenvolvimento da leitura de modo que esta resulte no confronto de ideias e na ampliação da visão de mundo do aluno a partir de temas e problemáticas presentes na sociedade em que está inserido. Nesse contexto surge a literatura de cordel, gênero literário que, por representar a cultura popular, de imediato promove uma empatia com o leitor que se reconhece nas narrativas cordelistas.Assim, percebe-se que, a literatura de cordel pode ser a “porta de entrada” pela qual o aluno ingressará no mundo literário, pois ao experimentar a leitura de um texto condizente com a sua realidade o leitor terá o conhecimento prévio necessário à compreensão (interpretação) textual e, considerando que ele consiga construir o sentido do texto, logo, será capaz de posicionar-se criticamente em relação ao texto e em relação ao mundo, consequentemente, estará apto ao desenvolvimento também da escrita. OBJETIVO: Analisar se a literatura de cordel é capaz de despertar o prazer da leitura e formar um leitor apto ao desenvolvimento do pensamento crítico sobre o que leu, quer seja falando ou escrevendo. METODOLOGIA: Para a realização dessa pesquisa pretende-se aplicar no início do ano letivo um questionário que identifique a frequência e o interesse dos alunos pela leitura, a partir daí trabalhar a literatura de cordel numa perspectiva de contribuição para o desenvolvimento do interesse pela leitura e, por fim, reaplicar o questionário, ao término do terceiro trimestre do ano, a fim de perceber se houve alguma influência da literatura de cordel na percepção dos alunos em relação à leitura. RESULTADOS: Espera-se que a literatura de cordel desperte nos alunos o interesse pela leitura ao mesmo tempo em que promova o desenvolvimento da escrita, da oralidade e da capacidade de interpretação através das xilogravuras, afinal, trabalhar com imagens permite ao leitor não só a compreensão global do que vai ler, mas, principalmente, a capacidade de interpretação. CONCLUSÃO: O uso da literatura de cordel como suporte didático na construção do leitor, possibilita ao professor – que assume o papel de mediador – contribuir para a formação de cidadãos críticos e construtivos.