A DIDATIZAÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL CORDEL: OS EIXOS LEITURA E LETRAMENTO LITERÁRIO EM FOCO Janaína Ângela da Silva (UFPB)jana_literart@hotmail.comGeam Karlo Gomes (UEPB)gkarlog@yahoo.com.brOs Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio do Estado de Pernambuco (2012) estruturado em seis eixos: Apropriação do Sistema Alfabético, Análise Linguística, Oralidade, Leitura, Letramento Literário e Escrita, representam um avanço no ensino de língua. Nessa perspectiva, este artigo busca evidenciar a didatização do gênero textual cordel, contemplando, principalmente, os eixos Leitura e Letramento Literário através de uma proposta estruturada no formato de sequência didática. Para a fundamentação desse trabalho, tomamos como aporte teórico: Cosson (2009), Marinho e Pinheiro (2012), Bordini e Aguiar (1993),Terra (2014), PCLP/PE(2012), e outros que se fizerem necessários.