Neste trabalho relatamos uma experiência de leitura com a poesia de autoria feminina, tendo como sujeitos colaboradores professores de Literatura do ensino médio de uma escola pública, da cidade de Lagoa Seca – PB. A presente pesquisa é resultado da dissertação de mestrado intitulada Poesia, Ensino e Formação de Professores: Vivência com Vozes da Lírica Feminina, que objetivou contribuir na formação dos professores no âmbito do trabalho escolar com a poesia, bem como no conhecimento de vozes da lírica feminina brasileira, em especial a poesia de Alice Ruiz, Adélia Prado e Maria Lúcia Dal Farra. Para isso, foi realizada uma vivência de formação com encontros de leitura de poesia e também com textos de metodologia de ensino de literatura. Como aporte teórico, utilizamos os estudos de Tardif (2010), Paulo Freire (1996), Paulino (2004) e Silva (2009) a respeito do tema Formação de Professor e Saberes Docentes; no que se refere ao Ensino de Literatura e de Poesia, buscamos apoio nas contribuições metodológicas de Colomer (2007), Pètit (2008), Pinheiro (2007, 2009, 2012), Todorov (2010), como também nos documentos oficiais por meio das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2006). Essa vivência de formação nos possibilitou observar a recepção à lírica feminina pelos professores, analisar, refletir sobre a forma como a leitura de poemas vem sendo tratada no cotidiano das salas de aula e avaliar as suas consequências sobre o processo de formação dos leitores. Além disso, repensar a prática de abordagem do poema na escola para que o professor contribua, efetivamente, com a formação do gosto pela leitura de poesia. Os resultados apontam para uma necessidade de formação literária e metodológica do professor no trabalho com o ensino de poesia.