O presente trabalho visa apresentar e propor a utilização do cinema como ferramenta de ensino, na Educação Básica, para discussão das relações étnico-raciais. Assim sendo, descrevemos aqui o relato de experiência de uma atividade pedagógica com esse perfil, desenvolvida em duas turmas do 2º ano do Ensino Médio, da modalidade da Educação de Jovens e Adultos, onde utilizamos o curta-metragem Vista Minha Pele (2003) para promovermos o debate sobre o racismo na sociedade brasileira, tendo em vista, que este audiovisual favorece as discussões de alteridade por trazer uma narrativa invertida da sociedade brasileira, para pensarmos o outro a partir de seu ponto de vista. Utilizando as orientações metodológicas de Marcos Napolitano (2003; 2009), pensando a estruturação de um roteiro de visualização que favoreça a argumentação do discente, além do incentivo a pesquisa. Pudemos perceber como o cinema estimula e sensibiliza o educando para pesquisar, discutir e refletir seu meio e, assim, esperamos poder contribuir para a realização de outras atividades embasadas no modelo apresentado aqui ou mesmo sua crítica e aperfeiçoamento.