Este estudo, com o título “ Resiliência e educação: uma práxis possível se constitui numa pesquisa de campo com abordagem qualitativa, em que se buscou direcionar o olhar investigativo sobre a relação da resiliência com o processo de ensino aprendizagem. A pesquisa utilizada foi de caráter bibliográfico no intuito de discutir, analisar a relação da educação e resilência no trabalho docente. Assim, buscamos compreender a realidade social dos professores em meio ao processo de resiliência, buscando identificar os objetivos e finalidades da resiliência para a educação. Com este estudo verificamos que o termo resiliência é pouco usado na educação, haja vista um conceito usado muito na física. Por esta razão entendemos que o nosso trabalho contribui para a pedagogia em elaborar um conhecimento novo que possa servir de interesse para outras produções e nesta informação concluímos que o trabalho docente uma vez tendo na sua prática educativa ações resilientes a promoção da educação contribuem para que haja de fato uma promoção de resiliência no contexto escolar. Portanto, a educação e a resiliência precisam andar juntas para que os professores no seu trabalho docente possam conduzir relações positivos lidando com as adversidades sem perder o foco que é conduzir as aprendizagens dos seus alunos numa dinâmica positiva para o processo educacional.