Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESILIÊNCIA E EDUCAÇÃO: UMA PRÁXIS POSSÍVEL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, RESILIÊNCIA, PRÁXIS PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7929
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 40
    "inscrito_id" => 366
    "titulo" => "RESILIÊNCIA E EDUCAÇÃO: UMA PRÁXIS POSSÍVEL"
    "resumo" => "Este estudo, com o título “  Resiliência e educação: uma práxis possível  se constitui numa pesquisa de campo com abordagem  qualitativa, em que se buscou direcionar o olhar investigativo sobre a relação da resiliência com o processo de ensino aprendizagem. A pesquisa utilizada foi de caráter bibliográfico no intuito de discutir, analisar a relação da educação e resilência no trabalho docente. Assim, buscamos compreender a realidade social dos professores em meio ao processo de resiliência, buscando identificar os objetivos e finalidades da resiliência para a educação.  Com este estudo  verificamos que o termo  resiliência é pouco usado na educação, haja vista um conceito usado muito na física. Por esta razão entendemos que o nosso trabalho contribui para a pedagogia em elaborar um conhecimento novo que possa servir de interesse para outras produções e nesta informação concluímos que o trabalho docente uma vez tendo na sua prática educativa ações resilientes a promoção da educação  contribuem para que haja de fato uma promoção de resiliência no contexto escolar. Portanto, a educação e a resiliência  precisam andar juntas para que os professores no seu trabalho docente possam conduzir  relações positivos lidando com as adversidades sem perder o foco que é conduzir as aprendizagens dos seus alunos numa dinâmica positiva para o processo educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, RESILIÊNCIA, PRÁXIS PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_01_06_2014_19_57_24_idinscrito_366_dd0a0f6d6442b5e4cc2ae0f2e537b1db.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "WALDILSON DUARTE"
    "autor_email" => "waldilsonduarte@hotmail.c"
    "autor_ies" => "FACISA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7929
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 40
    "inscrito_id" => 366
    "titulo" => "RESILIÊNCIA E EDUCAÇÃO: UMA PRÁXIS POSSÍVEL"
    "resumo" => "Este estudo, com o título “  Resiliência e educação: uma práxis possível  se constitui numa pesquisa de campo com abordagem  qualitativa, em que se buscou direcionar o olhar investigativo sobre a relação da resiliência com o processo de ensino aprendizagem. A pesquisa utilizada foi de caráter bibliográfico no intuito de discutir, analisar a relação da educação e resilência no trabalho docente. Assim, buscamos compreender a realidade social dos professores em meio ao processo de resiliência, buscando identificar os objetivos e finalidades da resiliência para a educação.  Com este estudo  verificamos que o termo  resiliência é pouco usado na educação, haja vista um conceito usado muito na física. Por esta razão entendemos que o nosso trabalho contribui para a pedagogia em elaborar um conhecimento novo que possa servir de interesse para outras produções e nesta informação concluímos que o trabalho docente uma vez tendo na sua prática educativa ações resilientes a promoção da educação  contribuem para que haja de fato uma promoção de resiliência no contexto escolar. Portanto, a educação e a resiliência  precisam andar juntas para que os professores no seu trabalho docente possam conduzir  relações positivos lidando com as adversidades sem perder o foco que é conduzir as aprendizagens dos seus alunos numa dinâmica positiva para o processo educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, RESILIÊNCIA, PRÁXIS PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_01_06_2014_19_57_24_idinscrito_366_dd0a0f6d6442b5e4cc2ae0f2e537b1db.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "WALDILSON DUARTE"
    "autor_email" => "waldilsonduarte@hotmail.c"
    "autor_ies" => "FACISA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este estudo, com o título “ Resiliência e educação: uma práxis possível se constitui numa pesquisa de campo com abordagem qualitativa, em que se buscou direcionar o olhar investigativo sobre a relação da resiliência com o processo de ensino aprendizagem. A pesquisa utilizada foi de caráter bibliográfico no intuito de discutir, analisar a relação da educação e resilência no trabalho docente. Assim, buscamos compreender a realidade social dos professores em meio ao processo de resiliência, buscando identificar os objetivos e finalidades da resiliência para a educação. Com este estudo verificamos que o termo resiliência é pouco usado na educação, haja vista um conceito usado muito na física. Por esta razão entendemos que o nosso trabalho contribui para a pedagogia em elaborar um conhecimento novo que possa servir de interesse para outras produções e nesta informação concluímos que o trabalho docente uma vez tendo na sua prática educativa ações resilientes a promoção da educação contribuem para que haja de fato uma promoção de resiliência no contexto escolar. Portanto, a educação e a resiliência precisam andar juntas para que os professores no seu trabalho docente possam conduzir relações positivos lidando com as adversidades sem perder o foco que é conduzir as aprendizagens dos seus alunos numa dinâmica positiva para o processo educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.