Este estudo tem como objetivo apresentar questões relacionadas à democratização da gestão escolar, através da implantação, regulamentação e atuação dos Conselhos Escolares. Com isso, foca a Gestão Democrática, tendo no Conselho Escolar o espaço onde a sociedade civil participa da dinâmica das relações de poder e formulações de ações que ocorrem no interior da unidade escolar. Trata-se de um estudo qualitativo, sob a forma de um estudo de caso, de cunho exploratório. A pesquisa de campo foi realizada nas escolas estaduais e municipais do município de Juripiranga/PB. Os dados foram obtidos por meio de questionário, composto com perguntas abertas acerca do objeto investigado, sobre a organização e funcionamento do Conselho Escolar. Os resultados evidenciam que a gestão democrática é atualmente um valor ainda não totalmente compreendido e incorporado à prática social, no interior da escola pública, porém o Conselho escolar pode constituir-se como um recurso de participação humana e de representação social contribuindo para o exercício da gestão escolar democrática e para uma escola pública, que se almeja de qualidade.