SILVA, Luciana Bessa. O uso do jornal nas aulas de língua portuguesa. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/7700>. Acesso em: 29/12/2024 13:58
Com o advento das novas tecnologias e o ápice das redes sociais – facebook, twitter, add zap - o interesse pela leitura tem diminuído entre os jovens, sobretudo, os universitários. A leitura é um ato valioso não só para o nosso desenvolvimento pessoal como para o profissional, uma vez que nos permite ter acesso a informações e, com elas, buscar lutar por um mundo menos desigual. Além disso, a leitura contribui para tornar o educando mais crítico, criativo e atuante na sociedade. Ler influência no ato de escrever, enrique o vocabulário e coloca o indivíduo em contanto com novas formas línguísticas. Diante desse contexto, nosso objeto de estudo é uma reflexão sobre a importância do jornal em sala de aula como estratégia para o ensino-aprendizagem no contexto acadêmico. Outrossim, relataremos uma experiência desenvolvida durante as aulas de Língua Portuguesa usando o jornal para trabalhar os temas do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Almejamos, ainda, discutir sobre o processo da leitura e da escrita nesse contexto. Trata-se de um estudo bibliográfico-exploratório baseado em autores como Maria Helena Martins, Paulo Freire, Elaine Cristina Anhsusi, Parâmetros Curriculares Nacionais, bem como um relato de experiência realizado com esse tipo de material na disciplina de Produção e Interpretação Textual com alunos do Curso de Enfermagem. Portanto, a leitura de jornal é uma ferramenta que contribui para ampliar a visão do educando sobre o mundo e sobre sua realidade local.