Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REPENSANDO A ESCOLA SOB O OLHAR DOS ALUNOS: OLHARES SOB O COTIDIANO ESCOLAR

Palavra-chaves: COTIDIANO ESCOLAR, ENSINO FUNDAMENTAL, ENTRETENIMENTO Comunicação Oral (CO) MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7921
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 960
    "inscrito_id" => 2149
    "titulo" => "REPENSANDO A ESCOLA SOB O OLHAR DOS ALUNOS: OLHARES SOB O COTIDIANO ESCOLAR"
    "resumo" => "REPENSANDO A ESCOLA SOB O OLHAR DOS ALUNOS: OLHARES SOBRE O COTIDIANO ESCOLARResumoNeste artigo propomos discutir sobre o cotidiano escolar na visão dos alunos do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Pocinhos-PB. Nosso objetivo é mostrar como os alunos elaboram suas visões sobre a escola enquanto espaço de aprender e lugar de sociabilidade. Metodologicamente, utilizamos a pesquisa bibliográfica e o questionário aplicado com uma turma de alunos de ensino fundamental em séries variadas. Ao analisarmos os questionários buscamos perceber como estes sujeitos educativos fazem uso do aprender, observando o que a escola representa para eles, como lugar de relações de amizade. Portanto buscamos perceber como os alunos agem frente as regras da instituição e que tipo de táticas são utilizadas para burlar o sistema de vigilância ao qual estão constantemente submetidos durante o horário escolar.Ao analisar esses questionários buscamos perceber como esses indivíduos fazem uso do ambiente escolar como único espaço sociabilidade, já que os alunos do turno escolhido para a aplicação dos questionários, são desprovidos de meios de entretenimento e moram em localidades isoladas de grande aglomeração de pessoas. Sendo assim o horário escolar passar a ser usado não somente para adquirir conhecimentos, mas como veículo de relações pessoais, sejam essas amorosas ou divergentes. Portanto buscamos perceber como os alunos agem frente as regras da instituição. Quais as táticas utilizadas para burlas o sistema de vigilância ao qual estão constantemente submetidos durante o horário escolar. Portanto este artigo pretende através da visão do aluno, como foi colocado acima, perceber suas formas de fazer da escola um ambiente de aprendizado, mas também como espaço para liberar seus anseios e suas práticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS"
    "palavra_chave" => "COTIDIANO ESCOLAR, ENSINO FUNDAMENTAL, ENTRETENIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_13_46_17_idinscrito_2149_53380cffc1d743ccf4165d8ceed26ced.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA DA SILVA CASTRO BARROS"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELA BARROS"
    "autor_email" => "rafaelabarros26081996@gma"
    "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL AFONSO CAMPOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7921
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 960
    "inscrito_id" => 2149
    "titulo" => "REPENSANDO A ESCOLA SOB O OLHAR DOS ALUNOS: OLHARES SOB O COTIDIANO ESCOLAR"
    "resumo" => "REPENSANDO A ESCOLA SOB O OLHAR DOS ALUNOS: OLHARES SOBRE O COTIDIANO ESCOLARResumoNeste artigo propomos discutir sobre o cotidiano escolar na visão dos alunos do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Pocinhos-PB. Nosso objetivo é mostrar como os alunos elaboram suas visões sobre a escola enquanto espaço de aprender e lugar de sociabilidade. Metodologicamente, utilizamos a pesquisa bibliográfica e o questionário aplicado com uma turma de alunos de ensino fundamental em séries variadas. Ao analisarmos os questionários buscamos perceber como estes sujeitos educativos fazem uso do aprender, observando o que a escola representa para eles, como lugar de relações de amizade. Portanto buscamos perceber como os alunos agem frente as regras da instituição e que tipo de táticas são utilizadas para burlar o sistema de vigilância ao qual estão constantemente submetidos durante o horário escolar.Ao analisar esses questionários buscamos perceber como esses indivíduos fazem uso do ambiente escolar como único espaço sociabilidade, já que os alunos do turno escolhido para a aplicação dos questionários, são desprovidos de meios de entretenimento e moram em localidades isoladas de grande aglomeração de pessoas. Sendo assim o horário escolar passar a ser usado não somente para adquirir conhecimentos, mas como veículo de relações pessoais, sejam essas amorosas ou divergentes. Portanto buscamos perceber como os alunos agem frente as regras da instituição. Quais as táticas utilizadas para burlas o sistema de vigilância ao qual estão constantemente submetidos durante o horário escolar. Portanto este artigo pretende através da visão do aluno, como foi colocado acima, perceber suas formas de fazer da escola um ambiente de aprendizado, mas também como espaço para liberar seus anseios e suas práticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS"
    "palavra_chave" => "COTIDIANO ESCOLAR, ENSINO FUNDAMENTAL, ENTRETENIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_13_46_17_idinscrito_2149_53380cffc1d743ccf4165d8ceed26ced.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA DA SILVA CASTRO BARROS"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELA BARROS"
    "autor_email" => "rafaelabarros26081996@gma"
    "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL AFONSO CAMPOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

REPENSANDO A ESCOLA SOB O OLHAR DOS ALUNOS: OLHARES SOBRE O COTIDIANO ESCOLARResumoNeste artigo propomos discutir sobre o cotidiano escolar na visão dos alunos do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Pocinhos-PB. Nosso objetivo é mostrar como os alunos elaboram suas visões sobre a escola enquanto espaço de aprender e lugar de sociabilidade. Metodologicamente, utilizamos a pesquisa bibliográfica e o questionário aplicado com uma turma de alunos de ensino fundamental em séries variadas. Ao analisarmos os questionários buscamos perceber como estes sujeitos educativos fazem uso do aprender, observando o que a escola representa para eles, como lugar de relações de amizade. Portanto buscamos perceber como os alunos agem frente as regras da instituição e que tipo de táticas são utilizadas para burlar o sistema de vigilância ao qual estão constantemente submetidos durante o horário escolar.Ao analisar esses questionários buscamos perceber como esses indivíduos fazem uso do ambiente escolar como único espaço sociabilidade, já que os alunos do turno escolhido para a aplicação dos questionários, são desprovidos de meios de entretenimento e moram em localidades isoladas de grande aglomeração de pessoas. Sendo assim o horário escolar passar a ser usado não somente para adquirir conhecimentos, mas como veículo de relações pessoais, sejam essas amorosas ou divergentes. Portanto buscamos perceber como os alunos agem frente as regras da instituição. Quais as táticas utilizadas para burlas o sistema de vigilância ao qual estão constantemente submetidos durante o horário escolar. Portanto este artigo pretende através da visão do aluno, como foi colocado acima, perceber suas formas de fazer da escola um ambiente de aprendizado, mas também como espaço para liberar seus anseios e suas práticas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.