O estágio nos cursos de Licenciatura Plena em Letras apresenta como um dos principais objetivos construir a identidade docente no Ensino da Língua Materna, por meio de observações ou intervenções no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Em se tratando de intervenção, não é raro observar alunos que se submetem ao estágio, mas já possuem experiência em sala de aula, assim como alunos que nunca lecionaram. Considerando a diversidade e especificidade dos alunos de licenciatura, o estágio pode apresentar-se com finalidades diferentes para cada um deles, deste modo, surgem os seguintes questionamentos: seria o estágio para os discentes que não possuem experiência em sala de aula uma oportunidade para iniciação à docência? E para os alunos que já trazem esta experiência, um momento para refletir sobre as suas próprias práticas, num processo de formação continuada? Diante desta situação heterogênea, ancorando-se teoricamente em estudiosos como Perrenoud (1996), Pimenta e Lima (2010) e Tardif (2002), lança-se o seguinte objetivo: verificar a relevância do componente curricular Estágio Supervisionado para a formação do professor, uma vez que não é raro encontrar nos cursos de licenciatura em Letras um público diversificado, no qual há alunos que já exercem a docência, alunos que nunca lecionaram sequer uma aula e alunos que não querem seguir a carreira docente. Para coleta e análise dos dados, seguindo os procedimentos de Lakatos e Marconi (2011), foram aplicados questionários com alunos que já haviam concluído os quatro estágios, e analisadas as observações e considerações apresentadas por estes alunos no relatório final da disciplina Estágio Supervisionado IV.