SILVA, Flavia Aparecida Bezerra Da et al.. Geometria: epistemologia e ensino.. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/7357>. Acesso em: 28/12/2024 05:01
Este artigo trata-se de uma reflexão teórica que tem por objetivo mostrar a importância da geometria, abordando tanto sua epistemologia quanto seu ensino. Inicialmente discutiremos sobre a forma como se deu sua origem baseando-nos essencialmente na história da matemática e seus fundamentos epistemológicos, expostos em Boyer (1996) e Machado e Cunha (2003), onde mostraremos sobre o que se trata, e relacionaremos o significado do seu nome à forma como era desenvolvida há muitos anos atrás, discutindo sobre as teorias e lugares distintos tomados como pontos importantes de sua origem. Em seguida discutiremos a respeito de como a geometria vem sendo ensinada fazendo referência diretamente a propostas apresentadas por Almeida, Silva e Andrade (2012), Lacroix (2013), Lorenzato (1995), Murari (2005) e Sabba (2003), sugestões estas que tendem a melhorar a prática de ensino visando o melhor aprendizado dos alunos. Finalizaremos com uma breve discussão onde relacionaremos os principais pontos abordados.