Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LUGARES DE HISTÓRIAS OU HISTÓRIAS DE LUGARES: OS FIOS QUE TECEM AS MEMÓRIAS DE CAMPINA GRANDE TENDO COMO LÓCUS PRAÇAS E PARQUES.

Palavra-chaves: PRAÇAS E PARQUES, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, PRESERVAÇÃO Comunicação Oral (CO) INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE
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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

LUGARES DE HISTÓRIAS OU HISTÓRIAS DE LUGARES: OS FIOS QUE TECEM AS MEMÓRIAS DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE TENDO COMO LÓCUS PRAÇAS E PARQUESMarciane Silva Ambrósio Benício – UEPBmarcianeambrosio@hotmail.comFrancinilda Rufino de Souza – UEPBfrancinildarufinouepb@hotmail.comProfª. Drª. Maria Lindaci Gomes de Souza – UEPBLindaci26@hotmail.comResumo: Este artigo é fruto do projeto de extensão “Minha cidade,minhas praças”, integrado ao programa: “MINHA CIDADE, MINHAS PRAÇAS: CARTOGRAFIA GEOHISTÓRICA DOS PARQUES E PRAÇAS DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE – PB” desenvolvido a partir de uma proposta interdisciplinar que integra outras áreas de conhecimento como geografia, antropologia, história, pedagogia e serviço social. Neste sentido, o projeto se pauta numa ação educativa junto aos moradores que residem próximo as praças, principalmente os frequentadores mais assíduos, para que se possa implementar práticas educativas que vise a construção de saberes históricos e culturais diretamente vinculados a ações de educação patrimonial. Assim, este estudo teve como objetivo contribuir para a valorização de todo um acervo cultural que caracteriza espaços públicos que tem como norte desvendar histórias ainda não contadas sobre a nossa cidade de Campina Grande. Paralelamente buscou-se evidenciar como as memórias, através do processo de rememoração guardaram na lembrança as mudanças refletidas por meio de dois lugares, ou seja: as praças e os parques. O trabalho foi realizado a partir de sondagens empíricas, mediante uma troca de saberes, entre o conhecimento acadêmico e o empírico a partir de diálogos com os moradores que se encontram no entorno das praças e os frequentadores das mesmas, já coletadas em algumas praças, a exemplo, da praça Félix de Araújo, Praça do Presídio e da Praça Sebastião Ernesto. As diversas apropriações desses espaços ressaltam a importância de se trabalhar esta questão de preservação das praças, construindo-a como um patrimônio não só histórico, mais essencial na vida e no cotidiano das pessoas ou de uma determinada parte da população.Palavras-chave: Praças e parques. Educação Patrimonial. Preservação.

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